A famosa catedral foi atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira, 15
Redação Publicado em 15/04/2019, às 15h20
André Finot, porta-voz da Catedral de Notre-Dame, revelou que "tudo está queimando" dentro da igreja durante entrevista para o jornal Le Monde nesta segunda-feira, 15.
"Tudo está queimando. A moldura, que data do século XIX de um lado e do décimo terceiro do outro, não restará nada. Temos que ver se o cofre, que protege a catedral, será atingido ou não", explicou sobre o acervo histórico da igreja, incluindo as relíquias da morte de Jesus Cristo.
O incêndio, cuja gravidade ainda estava por ser determinada, começou por volta das 18h50 no horário local (13h50 no fuso de Brasília). As chamas tomaram conta do sótão da catedral e foram vistas no topo da construção, onde ficam as duas torres principais.
Na última sexta-feira, 12, dezesseis estátuas que decoram os telhados do monumento foram retiradas para restauração. As autoridades ainda vão verificar se esse procedimento teve ligação com a tragédia.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse ao Le Monde: "Várias centenas de bombeiros estão mobilizados. A urgência é controlar o fogo e salvar as obras, mas o local é muito difícil de acessar", contou sobre o trabalho dos bombeiros.
História
A Catedral de Notre-Dame, localizada na Île de la Cité e marco zero de Paris, a construção gótica de 856 anos, com seus vitrais coloridos vazando luz, já sofreu saques, vandalismo e intervenções ao longo de sua história.
Sua pedra fundamental foi colocada em 1163 por ordem do então bispo de Paris, Maurice de Sully. Sua construção terminou somente em 1345 – quase 200 anos depois do início. É a mais imponente das catedrais medievais e guarda tesouros e curiosidades.
- Nela estão guardadas relíquias importantes: o fragmento da verdadeira cruz de Cristo, a coroa de espinhos e o prego sagrado, além de esculturas, como a Pietà dans le Choeur (feita antes da obra consagrada de Michelangelo), a imagem de Joana D’Arc e a Galeria dos Reis, composta por 28 estátuas de 3,50 m de altura, cada uma, representando figuras do Antigo Testamento e monarcas franceses.
- Sua nave possui 127 m de comprimento, 48 m de largura e 35 m de altura. Tem capacidade para receber 9 mil fiéis.
- Ela foi palco de acontecimentos que marcaram a história: a coroação do monarca inglês Henrique VI (filho do rei Henrique V, como rei da França em 1431), o casamento de Maria I da Escócia ( decapitada pelos ingleses por traição) e a beatificação de Joana D’Arc, em 1909.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro