Tubarão encontrada na praia no litoral de São Paulo - Divulgação/facebook/Edvan Silva
Tubarão

Tubarão mais rápido do mundo encalha em praia de SP

Banhistas encontraram o tubarão-anequim encalhado em praia do litoral de São Paulo

Redação Publicado em 27/09/2022, às 16h10

Banhistas da praia do Satélite, em Itanhaém, no litoral de São Paulo, encontraram um tubarão-anequim, conhecido como o mais rápido do mundo, abandonado na areia da praia.

Segundo informações do UOL, logo após os banhistas locais encontrarem o animal, eles ligaram para os agentes do Instituto Biopesca, porém, eles conseguiram colocar o tubarão de volta à água antes que o instituto especializado na preservação de espécies marítimas chegasse ao local.

Tubarão-anequim

Assim que o tubarão que consegue registrar até 80km/h de velocidade foi devolvido ao mar, não foi documentando nenhum movimento dele nas regiões próximas à areia.

Devido o animal ter sido encaminhado rapidamente para a água, não foi possível realizar uma análise mais precisa de quantos anos, peso e altura ele tinha, porém, esse tipo animal geralmente acaba pesando 600kg e alcançando 4m de comprimento na sua fase adulta.

A equipe do Instituto Biopesca divulgou um comunicado falando que foi acionado para ajudar a salvar a vida do animal na última quinta-feira, 22. Além disso, informou que: "Ao chegar ao local, a equipe da instituição constatou que o animal não estava mais na praia. De acordo com o relato de um guarda-vidas presente, o animal foi devolvido à água e, até aquele momento, não havia retornado".

O professor de zoologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São Vicente, Otto Gadig, informou que o tubarão-anequim é a espécie mais rápida registrada pela ciência. Ainda segundo o professor, esse peixe cartilaginoso se favorece da sua "explosão muscular" que consegue graças a adaptação fisiológicas do seu corpo, para ganhar mais velocidade e dar grandes pulos fora d'água.

A espécie ocorre no mundo inteiro. No Brasil ao longo de todo o litoral, normalmente em alto mar, onde é capturado por barcos industriais de pesca de peixes oceânicos. É uma espécie ameaçada de acordo com os órgãos nacionais e internacionais que avaliam a sua abundância", finalizou Gadig.
praia Encontrado encalhado instuto taburão

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro