Pela segunda vez, o presidente dos Estados Unidos declara ter notícias sobre o norte-coreano
Penélope Coelho Publicado em 01/05/2020, às 13h40
Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, no dia de hoje, 1, Donald Trump volta afirmar que tem informações sobre o estado de saúde de Kim Jong-un: "Bem, eu sei o que está acontecendo [...] Apenas não posso falar sobre isso agora, espero que tudo fique bem. Mas tenho uma boa noção da situação, sim.", disse o presidente.
Trump não entrou em mais detalhes quando questionado sobre a possível morte do ditador norte-coreano. Essa é a segunda vez que o presidente comenta sobre a saúde de Kim Jong-un. Na segunda-feira, 27, Trump já havia afirmado ter alguma ideia sobre a situação de Kim.
“Só quero que ele fique bem, tenho uma boa relação com ele. Nós estaríamos em guerra com a Coreia do Norte se eu não fosse presidente [...] Não sei como ele está, no sentido geral, mas saberemos num futuro próximo", afirmou Donald naquela ocasião.
Onde está Kim Jong-un
Desde 15 de abril, notícias sobre o paradeiro e o estado de saúde do político são um mistério. O homem não compareceu a um evento importante, o aniversário de seu avô e fundador do país, Kim Il-sung.
Desde então, diversas especulações sobre sua possível morte começaram a circular na mídia. A última vez em que Kim Jong-un foi visto aconteceu durante uma reunião comandada por ele, em 11 de abril.
No dia 26 de abril, Moon Jae-in, porta-voz do presidente da Coreia do Sul, disse que o ditador norte-coreano está vivo e passa bem, acalmando um pouco os ânimos sobre outras especulações.
Porém, na terça-feira, 28, o nome de Kim voltou a gerar curiosidade. Um site de monitoramento chamado NK PRO detectou através de imagens de satélites comerciais, a presença de barcos luxuosos usados constantemente pelo ditador. Acredita-se que o homem esteja na cidade norte coreana de Wonsan, hospedado em sua casa de verão para fugir da pandemia de coronavírus.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro