A ação foi realizada para se fazer uma melhoria do serviço de esgoto, mas não sem que museu local fizesse pesquisa pra entender a história dos trilhos
Ingredi Brunato Publicado em 15/09/2020, às 07h00
Na semana passada, os trilhos de bonde de 1906 que ficavam em Washington entre a Primeira e Segunda avenidas foram removidos. Eles passavam por vários pontos relevantes da cidade — incluindo por exemplo uma casa de ópera —, principalmente os localizados em sua porção central, fornecendo o passeio por apenas cinco centavos na moeda local.
O motivo da remoção foi para substituir o sistema de esgoto da região, como parte de um projeto de melhoria dos serviços básicos da cidade. Para compensar a retirada desse vestígio histórico, o governo entrou em contato em 2011 com o Museu Fort Walla Walla, para que que levantamentos arqueológicos fossem realizados. Uma das primeiras descobertas foi, por exemplo, quem foi o fabricante dos trilhos, lá em 1906.
Em um artigo publicado pelo museu, é explicado que esses bondes antigos, que comportavam entre 28 e 72 passageiros, eram movidos através de fios elétricos. No entanto, eles também contavam com um fogão a carvão, que ficava dentro do bonde e servia para aquecer os carros durante o inverno.
A linha, cujos trilhos foram retirados na semana passada, teria funcionado integralmente apenas por vinte anos antes do surgimento do automóvel, que o tornou obsoleto. “Não sei qual foi o investimento financeiro naquela época, mas deve ter sido substancial”, disse comentou Mike Laughery, engenheiro de programas da cidade. “Não sei se eles simplesmente não previram o desenvolvimento do automóvel ou como isso funcionaria.”
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro