Santuário antigo inclui altares dedicados a várias divindades romanas, como Mercúrio
Redação Publicado em 14/07/2022, às 10h50
Arqueólogos descobriram um dos mais extensos e complexos templos romanos antigos do norte da Europa durante escavações perto da cidade de Zevenaar, na Holanda, próxima à fronteira com a Alemanha.
O santuário, que remonta ao primeiro século d.C., era usado por soldados romanos que atuavam em fortes na região e contava com pelo menos três grande templos e mais outros altares menores dedicados a várias divindades romanas.
"É o santuário romano mais bem preservado da Holanda, e talvez em uma área muito maior", disse o líder das escavações, Eric Norde, da agência de arqueologia holandesa RAAP. "É bastante extraordinário."
"Encontramos muitos, muitos vestígios de oferendas feitas pelos soldados e muitos restos de alimentos oferecidos aos deuses", explicou. "Para que possamos dar uma olhada na vida cotidiana no local do templo”.
O arqueólogo contou ainda como “temos muitas tropas mencionadas nos altares votivos, então também é possível que o santuário tivesse algum tipo de função regional”.
Segundo o portal Live Science, foram desenterrados centenas de artefatos no templo, como moedas, joias, pontas de lanças, lanças, restos de armaduras, arreios de cavalos e, ainda, restos de animais sacrificados nos altares, incluindo galinhas, porcos, ovelhas e bois.
Norde destacou que os altares eram dedicados a divindades romanas distintas e incluíam um local específico ao deus das mensagens, dinheiro e magia, Mercúrio; entre outras figuras menos conhecidas, que foram misturadas com divindades da época de outros lugares.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro