Templo trácio foi encontrado na Bulgária - Divulgação
Arqueologia

Templo trácio datado do século 3 a.C. é encontrado na Bulgária

Arqueólogos encontraram um templo completamente preservado, datado do século 3 a.C., nos arredores da cidade búlgara de Plovdiv

Giovanna Gomes Publicado em 28/08/2024, às 12h30

Arqueólogos descobriram um templo trácio completamente preservado, datado do século 3 a.C., nos arredores da cidade búlgara de Plovdiv, durante o estudo de um grande monte na zona industrial ao sul da cidade.

A técnica de construção é típica dos trácios que habitavam a área que hoje corresponde à Bulgária, utilizando alvenaria seca e uma mistura de argila e areia em proporções precisamente definidas, conferindo ao gesso uma resistência comparável à do concreto.

Em 22 de agosto, o local foi inspecionado pelo prefeito de Plovdiv, Kostadin Dimitrov, e outros funcionários municipais, que foram informados sobre a descoberta pelo professor associado Kostadin Kisyov, chefe do Museu Arqueológico Regional de Plovdiv, conforme comunicado divulgado pelo município.

De acordo com informações do portal The Sofia Globe, a administração da cidade planeja transformar o local em um parque arqueológico.

Bem-preservado

Kisyov destacou que este é o primeiro templo trácio descoberto na área de Plovdiv e que ele pode ser completamente restaurado, uma vez que todos os elementos autênticos de construção foram preservados no local.

"Na prática, já estamos realizando escavações pelo terceiro ano. Aqui, pela primeira vez na Bulgária, descobrimos uma igreja medieval dos séculos 12 e 13 no topo do monte, cercada por uma necrópole", afirmou Kisyov.

"No entanto, o monte não foi construído por causa da igreja, mas para abrigar o templo cristão trácio em sua base. Este templo foi erguido neste local devido à proximidade com um templo pagão anterior, que era um local sagrado para o povo de Filipópolis", acrescentou, referindo-se ao antigo nome de Plovdiv.

As primeiras áreas descobertas foram as salas orientais, seguidas pelas ocidentais, onde as pesquisas continuam. Segundo Kisyov, o edifício é único, pois os templos de épocas anteriores eram construídos com tecnologia helênica.

Na pequena sala do templo, foram encontrados ossos de sete tipos de animais domésticos, além de fragmentos de vasos de barro, indicando que o local era utilizado para rituais.

arqueologia Bulgária Plovdiv templo trácio

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro