Observatório de Arecibo, em Porto Rico, destruído após incidente misterioso - Divulgação/University of Central Florida
Bizarro

Telescópio que busca por vida extraterrestre quebra de modo misterioso

O Observatório de Arecibo ficou devastado na calada da madrugada do último dia 10 de agosto

Vanessa Centamori Publicado em 14/08/2020, às 15h51

O gigante telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, investiga a existência de vida extraterrestre e busca asteroides no espaço. Entretanto, conforme informou o site Live Science, de modo misterioso, um cabo de metal se rompeu, devastando o refletor do equipamento na madrugada do último dia 10 de agosto. 

O incidente ocorreu às 2h45 (horário local), quebrando a antena do radar e os cabos e plataformas que a sustentavam. O resultado foi a abertura de um impressionante buraco de 30 metros, segundo um comunicado da University of Central Florida, que opera o telescópio em um terreno da National Science Foundation.

Vários detritos caíram no local, dificultando o acesso por parte de técnicos que trabalham no observatório. A instituição começou a operar em 1963, mas foi nos anos 1970 que passou a ter um papel vital na busca por ETs. Em 1974, astrônomos enviaram com o telescópio uma mensagem a uma distância de 25 mil anos-luz. 

A ideia era que um código binário alcançasse um aglomerado de estrelas — e, quem sabe, algum ser espacial respondesse com o uso de tecnologia avançada. Mas, nunca houve resposta de nenhuma eventual civilização alienígena.

Por ora, agora o objetivo deixa de ser a vida em outros planetas para que a equipe possa se concentrar em reparar os estragos feitos. "Nosso foco é garantir a segurança de nossa equipe, protegendo as instalações e equipamentos, e as restaurando para operações completas o mais rápido possível, para que possamos continuar a ajudar cientistas em todo o mundo", disse Francisco Cordova, diretor do local, em nota. 

Um dos programas científicos que contava com a contribuição do telescópio era o Projeto Radar Planetário de Arecibo, parte do esquema de Defesa Planetária da NASA. Esse plano se responsabiliza, em uma parceria de observatórios do mundo todo, a detectar objetos próximos à Terra — como asteroides, que podem representar uma ameaça ao nosso planeta. 


+Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

 UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

ET notícia observatório Extraterrestre Alienígena Telescópio

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro