Suzane von Richthofen em diferentes fases da vida - Arquivo pessoal
Suzane Von Richthofen

Suzane von Richthofen: Mudança de sobrenome altera a ficha criminal?

Recentemente, Suzane Von Richthofen chamou atenção ao alterar o sobrenome; advogado explica o que muda com a mudança feita por ela

Thiago Lincolins Publicado em 07/02/2024, às 12h28 - Atualizado em 14/02/2024, às 20h07

Mais de 20 anos após o crime que chocou os brasileiros, Suzane von Richthofen alterou oficialmente o nome para Suzane Louise Magnani Muniz. Em outubro de 2002, a jovem, ao lado dos irmãos cravinhos, executaram a sangue-frio Manfred e Marísia von Richthofen.

A alteração no nome foi feita em 13 de dezembro do último ano. Na ocasião, ela formalizou a união estável com Felipe Zecchini Muniz, que tem 39 anos, no cartório de Angatuba, interior de SP.

Eles declararam união estável como maneira de alterar o sobrenome de Suzane. O Magnani, na realidade, vem de sua avó materna: Lourdes Magnani Silva Abdalla. Ao mesmo tempo, o Muniz é de Felipe, cujo pai se chama José Alonso Muniz, informa o escritor Ullisses Campbell, no O Globo.

O relacionamento, inclusive, resultou no nascimento de uma criança em janeiro deste ano. Embora registrado com 'Magnani Muniz', a certidão de nascimento da criança ainda mostra o sobrenome 'von Richthofen' no campo dos avós maternos de Suzane.

Com a mudança, surge uma dúvida: essa troca feita por Suzane em cartório modifica o seu histórico criminoso ou a ficha de antecedentes criminais?

Ao site Aventuras na História, o Dr. Rafael Gonçalves, advogado, especialista nas áreas de Direito de Família e Sucessões e Violência doméstica, explica que Suzane ou qualquer outra pessoa registrada e maior de idade pode solicitar, independente de decisão judicial, a mudança do nome em um cartório de registro civil.

Ele enfatiza que o procedimento pode ser feito: "Mesmo em regime aberto, ainda cumprindo pena. No entanto, é necessário informar o juiz da execução de pena, para que ele proceda com as alterações legais, tanto em cadastros, quando nos processos".

Muda a ficha?

No entanto, o advogado enfatiza que a mudança do prenome não é capaz de alterar o histórico criminoso ou ficha de antecedentes criminais. 

"A alteração do prenome não altera o histórico criminoso, ou ficha de antecedentes, que serão atualizados nos sistemas, e facilmente consultados", diz ele.

"Em resumo, Suzane muda o prenome, mas não apaga a vida criminosa dela. Qualquer agenda público que tiver acesso às pesquisas, vai saber que se trata da mesma pessoa", destaca o Dr. Rafael Gonçalves.

Brasil Crime assassinato família mudança Sobrenome Suzane Von Richthofen

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro