Supercélula registrada na China - Divulgação / vídeo / Twitter / DewastacjaTicTok
Supercélula

Supercélula: fenômeno raro é avistado no céu do noroeste da China

Fenômeno foi registrado por locais no último fim de semana

Giovanna Gomes Publicado em 14/08/2023, às 13h17

Uma tempestade incomum surpreendeu moradores da região noroeste da China no último dia 12. Imagens surpreendentes gravadas por locais mostram a rara formação de uma supercélula que encobriu o céu de Xinjiang, em especial da cidade de Tacheng.

De acordo com informações do portal UOL, a formação da supercélula ocorre quando condições de calor mais intenso e umidade abundante estão presentes na superfície.

Esses fatores fornecem a energia necessária para alimentar esse sistema. Assim, uma corrente de ar giratória se desenvolve dentro da nuvem, criando o efeito visual característico observado nas imagens.

12 sierpnia w Tacheng w Xinjiangu, po silnej konwekcyjnej pogodzie, niebo było pełne chmur burzowych superkomórki, scena była spektakularna, jak efekt specjalny pic.twitter.com/WWHkRrKp8K

— DewastacjaTicTok (@krus_vs_insta) August 13, 2023

Registrado no Brasil

Esse fenômeno já foi registrado anteriormente no Brasil, no ano de 2021, quando habitantes de Corguinho, Mato Grosso do Sul, filmaram nuvens características de uma supercélula.

Na época, o meteorologista Bruno Mirante, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), explicou ao UOL que, embora visualmente impressionante, a supercélula é perigosa.

É uma tempestade. Quando você tem uma nuvem mais fraca de chuva, só que, às vezes, essa nuvem se desenvolve mais intensamente e ela fica muito grande e ela produz um evento intenso e causa mais prejuízo à população", disse ele.
China notícias fenômeno tempestade céu supercélula

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro