Os dois veículos, localizados no fundo do mar próximo à costa, simplesmente sumiram
Joseane Pereira Publicado em 10/07/2019, às 08h00
Um par de submarinos afundados na costa da Malásia em 1941 desapareceu misteriosamente, deixando para trás alguns escombros e contornos na areia. Eles compunham os mais de 100 veículos naufragados em torno da Indonésia, Malásia e Cingapura na época da Segunda Guerra Mundial.
Sumiço elaborado
Os submarinos naufragados, apelidados de HNLMS O 16 e HNLMS K XVII, pertenciam à Holanda e continham os restos mortais de 79 tripulantes. De acordo com autoridades do governo holandês, os veículos podem ter sido roubados por catadores de sucata, que têm o hábito de resgatar destroços antigos da região. Segundo o jornal The Guardian, em relatório de 2017, os restos mortais de mais de 4.500 tripulantes já haviam sido revolvidos por catadores.
Para ser saqueado, um veículo naufragado precisa ser destruído por explosivos, para que depois seus materiais sejam transportados à superfície – o que costuma demorar dias ou semanas. Os saqueadores podem conseguir milhões de dólares em aço, vendendo também as hélices de bronze e fios de cobre.
Apesar de serem protegidos por tratados internacionais, os navios britânicos, holandeses, ingleses, australianos e japoneses que repousam nas águas do sudeste asiático são frequentemente assaltados. Em 2016, os restos de três navios de guerra holandeses desapareceram na costa da Indonésia, junto aos restos mortais de mais de 2 mil pessoas.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório