Após acordo entre Brasil e EUA, cerca de 60 mil brasileiros foram enviados à Amazônia como plano para extração de látex; mas nunca foram reconhecidos
Fabio Previdelli Publicado em 26/11/2024, às 14h30
Reconhecido e premiado em diversos festivais, desde 2019, o documentário 'Soldados da Borracha', do diretor cearense Wolney Oliveira, chega aos cinemas no próximo dia 5 de dezembro.
O filme resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros que, por um acordo de cooperação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, foram recrutados através do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (Semta) e transportados para a região amazônica.
+ Segunda Guerra: Participação dos Pracinhas foi considerada 'dor de cabeça' pelos Aliados
O mirabolante plano serviu para fomentar a extração de látex para a indústria de armamentos norte-americana. Afinal, o material estratégico foi imprescindível para a vitória dos Aliados.
Entretanto, as promessas da volta para casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares, nunca se cumpriram. Os 'Soldados da Borracha', como ficaram conhecidos, ainda foram acometidos por diversas doenças, como malária, enfrentaram a fome e péssimas condições de subsistência. O que culminou com a morte de milhares. Os que sobreviveram, permaneceram em situação de pobreza, esperando o dia do reconhecimento oficial.
'Soldados da Borracha' estreou mundialmente em 2019, durante o 24º Festival É Tudo Verdade, onde conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Nacional pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de São Paulo (ABD-SP).
No mesmo ano, durante o Festival de Aruanda, foi premiado como Melhor Som, Edição, Trilha Sonora, além de Melhor Longa-metragem pelo Oficial e pelo Júri Popular. Ainda em 2019 teve exibição especial no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.
Em 2020, na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, levou os troféus de Melhor Longa Competição Latino-americana e Melhor Filme pelo Júri Popular. No mesmo ano, ganhou o prêmio de Roteiro Original pelo Júri Oficial no Amazônia DOC 6 – 2020, e Melhor Edição e Melhor Trilha Original no 43º Festival Guarnicê, no Maranhão.
Além desses prêmios, 'Soldados da Borracha' recebeu, em 2021, o Troféu Margarida de Prata da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concedido a filmes brasileiros que ressaltam valores humanos e éticos.
Em fevereiro de 2024 o documentário foi tema de palestra na Universidade de Berkley na Califórnia. Convidado pela instituição americana para falar sobre o filme, o diretor Wolney Oliveira foi um dos palestrantes do evento "The Bracero and the Rubber Soldiers Programs: A History of Labor and Power in the Americas" realizado pelo departamento de espanhol e português.
Suprema Corte britânica revisará definição de 'mulher' e direitos trans
Garrafa com mensagem deixada por arqueólogo é aberta após 150 anos
Fãs de Diana descobrem que William, George e Charlotte herdaram uma característica sua
'Ainda Estou Aqui': Qual o paradeiro do assassino de Rubens Paiva?
Dinamarca devolve à Turquia cabeça de bronze de imperador romano
O apelido carinhoso que só o príncipe George tinha para Elizabeth II