Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira - Divulgação/Arquivo pessoal
Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira

Segundo PF não houve mandante ou organização no assassinato de Dom e Bruno

Perícia confirmou nessa-feira,17, que o corpo encontrado é o de Dom Phillips

Redação Publicado em 17/06/2022, às 17h55

Segundo a Polícia Federal , não houve participação de organização criminosa ou de um possível mandante por trás da morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do repórter inglês Dom Phillips, no Amazonas. A nota foi divulgada nessa sexta-feira, 17. 

A PF divulgou hoje que as investigações apontam que não há mandante para o crime. A Unijava (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), em nota, afirmou que: "não concorda com o desfecho da Polícia Federal que afirma não haver mandante para o crime que culminou na morte de Dom e Bruno". As informações são do UOL.

As investigações continuam e o inquérito busca descobrir se existem outros suspeitos no assassinato. "Com o avanço das diligências, novas prisões podem acontecer", informou a PF em nota. Além disso, indígenas ainda estão na busca pelas embarcações utilizadas por Bruno e Dom quando ocorreu o desaparecimento. 

Até agora, foram presos o pescador, Amarildo da Costa Oliveira, que confessou ter esquartejado e enterrado a dupla, e seu irmão Oseney da Costa Oliveira. Segundo a Unijava, o indigenista Bruno era ameaçado por garimpeiros, madeireiros e pescadores.

Corpos encontrados

Os restos mortais foram localizados nessa quarta-feira, 15, no local sinalizado por Amarildo, cerca de 3,1 km da região onde ocorreu o crime e foram encontrados pertences de Bruno e Dom

Os corpos chegaram a Brasília, por volta das 18h34 e foram encaminhados ao Instituto Nacional de Criminalística, a perícia confirmou nessa sexta-feira,17, o corpo de Dom Phillips. 

Em uma coletiva que ocorreu nessa quinta-feira,16, o delegado da polícia civil do Amazonas, Guilherme Torres, afirmou que a equipe de busca navegou por 1h40 pelo rio Itaguaí e depois caminhou por 25 minutos pela mata para chegar até o local e descarregar os corpos.

Amazonas desaparecimento FUNAI PF Dom Phillips Bruno Araújo Pereira Oseney da Costa Oliveira Amarildo da Costa Oliveira

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro