Longa narra crucial episódio que culminou com a libertação da Holanda em 1945
Fabio Previdelli Publicado em 18/10/2021, às 16h28
Nos últimos dias chegou ao catálogo da Netflix o filme holandês ‘The Forgotten Battle’, que no Brasil ganhou o título de ‘A Batalha Esquecida’. A trama, dirigida por Matthijs van Heijningen Jr, narra um episódio pouco lembrado da Segunda Guerra Mundial: a Batalha do Rio Escalda.
A narrativa se passa na província holandesa de Zelândia que, em 1944, estava sob ocupação dos nazistas — após o desembarque na Normandia. O filme segue as histórias de um soldado do Eixo Holandês (interpretado por Gijs Blom), um piloto aliado britânico (Jamie Flatters), e uma mulher que participa de um grupo local de resistência (Susan Radder). Em certo momento da trama, a trajetória dos três se conecta de maneira surpreendente.
“Durante a Segunda Guerra, na crucial Batalha do Rio Escalda, três vidas bem diferentes se cruzam. Veja a batalha sob suas perspectivas”, diz a sinopse da produção.
O filme narra como a vitória dos Aliados no conflito forneceu às forças aliadas, na Antuérpia, uma rota marítima e ajudou a contribuir para a libertação da Holanda em 5 de maio de 1945. O longa possui um índice de aprovação de 77% no Rotten Tomatoes.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro