Atos de vandalismo golpista pedem por intervenção militar e prisão do presidente Lula
Redação Publicado em 08/01/2023, às 17h13
Embora a posse do presidente Lula tenha sido realizada no primeiro dia do ano, extremistas bolsonaristas seguem sem aceitar o resultado do último pleito presidencial. Neste domingo, 8, milhares de terroristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal, ambos em Brasília.
O prédio do Congresso foi o primeiro alvo, após o grupo enfrentar os policiais que bloqueavam a região. Além disso, segundo reportado pelo UOL, as vidraças do Salão Nobre também foram quebradas e o prédio foi invadido.
Depois da invasão ao Congresso, os extremistas partiram em menor número para a sede do governo federal, o Palácio do Planalto, onde conseguiram entrar na área externa do prédio. Policiais fizeram uma barreira para impedir o acesso dos terroristas.
URGENTE: Invasores quebram vidraças da chapelaria do Congresso e invadem a Câmara dos Deputados. Extremistas já estão no Salão Verde e nos anexos do prédio. Também houve invasão ao Palácio do Planalto. Presidente Lula não está no local. pic.twitter.com/lP91pLqTuf
— Renato Souza (@reporterenato) January 8, 2023
Mesmo assim, pessoas vestidas de verde-amarelo subiram a rampa do Planalto, onde Lula recebeu a faixa presidencial há exatamente uma semana. Por sorte, o atual chefe de Estado não estava no local.
O presidente, atualmente, viajou para a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, onde faz uma visita para avaliar os impactou que a chuva causou na região nos últimos dias.
Para conter os extremistas, as autoridades chegaram a usar bombas de gás lacrimogêneo, mas o grupo ainda assim resistiu e neste momento ocupa o jardim entorno do Congresso.
O terceiro ato da ação marginalizada aconteceu no prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), órgão que vinha sendo atacado desde muito tempo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A sede do STF foi invadida e várias vidraças foram quebradas.
URGENTE: bolsonaristas/ terroristas invadiram o Congresso Nacional e estão destruindo tudo. pic.twitter.com/z4IP6wxZil
— Daniel Nahoum | Psicanalista e Jornalista (@danielnahoum) January 8, 2023
O UOL aponta que os extremistas chegaram até mesmo a invadirem o plenário da corte, que também foi alvo de vandalismo. Por fim, os bolsonaristas foram até um acampamento montado em frente a um quartel-general do Exército, onde pedem por intervenção militar — ato que é inconstitucional — e também pela prisão do presidente Lula.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro