Imagem ilustrativa de um furação de categoria 4. - Wikimedia Commons
Estados Unidos

“Se preparem para o pior”, diz executiva dos Estados Unidos sobre furacão Laura

O furacão se aproximando da costa norte-americana pode chegar à categoria 4 nesta quarta-feira

Ingredi Brunato Publicado em 26/08/2020, às 15h51

Nessa manhã, 26, o furacão Laura atingiu a categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até o 5. Em seu último registro, a tempestade possuía ventos contínuos de 185 quilômetros por hora, no entanto a tendência é dessa velocidade aumentar. 

Segundo Centro Nacional de Furacões (NHC), o furacão deverá continuar ganhando força durante sua rota de colisão em direção aos estados norte-americanos do Texas e Louisiana, chegando à perigosa categoria 4. 

Cerca de 600 mil moradores da região que será atingida receberam do governo uma ordem de evacuação obrigatória. Ainda de acordo com o boletim publicado pelo NHC, o aumento da maré por conta da tempestade pode fazer com que a água invada a litoral em até 48 quilômetros. 

"Vocês só têm algumas horas para se preparar e sair antes do #FuracãoLaura. Onde quer que estejam ao meio-dia, é aí que terão que aguentar a tempestade. Sejam espertos e fiquem seguros", aconselhou o governador de Louisiana, John Edwards, em sua conta do Twitter na manhã desta quarta-feira.

Ainda que a tempestade vá perder a velocidade quando alcançar a costa, as previsões meteorológicas incluem possíveis tornados, inundações com o potencial de submergir as praias litorâneas, e um desfecho de danos catastróficos. 

"Esta tempestade certamente pode causar uma devastação inédita. Realmente temos que dizer: preparem-se para o pior", afirmou Lina Hidalgo, a principal executiva do condado de Harris, no Texas, em coletiva de imprensa.

Estados Unidos notícias Texas tempestade inundações Louisiana furacão Laura

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro