Mais lidas: Caminhadas próximas a maior árvore do mundo são proibidas, gerando até punições para quem desobedecer
Matheus Botosso Publicado em 05/08/2022, às 15h57 - Atualizado em 13/08/2022, às 07h00
O Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, conhecido por abrigar a maior árvore do mundo, conhecida como Hyperion, de 116 metros de altura, é uma das áreas de mata selvagem de maior importância na história.
O local onde Hyperion se encontra, tem cerca de 560 km² e compreende três parques, que protege 45% de todas as árvores do tipo na Terra. Fundado no início do século 20, o local não é conhecido somente pela sua rica área de floresta. Em seu interior, vivem ainda espécies de animais como ursos, flores raras, pássaros e diversas espécies em extinção.
Entre as espécies que dependem do Redwood para sobreviver, estão: salmão-rei, a coruja-pintada do norte e o leão-marinho de steller. Por este motivo, a Unesco reconheceu em 1980 o Parque Nacional de Redwood como Patrimônio da Humanidade.
Day 1 in California & we saw deer in the redwood forest! pic.twitter.com/tiZLbH33zO
— Just the Zoo of Us 🐊🐌🦬 (@JusttheZooofUs) July 31, 2022
Informações sobre Hyperion
A mais alta árvore do globo segundo o Guinness World Records é um dos maiores tesouros do Parque Nacional de Redwood, e agora deve finalmente descansar livre das interferências do homem.
A administração do parque anunciou na última semana, que a Hyperion enfrenta danos em suas raízes por conta dos turistas que insistiam em se sentar ou subir em seu tronco para tirar fotos, ou tentar escalá-la.
Por conta disso, todo visitante que for pego próximo às árvores de 116 metros de altura, poderá passar até seis meses na prisão e pagar uma multa de US$5 mil, cerca de R$26 mil. A Hyperion está localizada nas profundezas do complexo Redwood e nenhuma das trilhas oficiais leva até o ponto onde está situada.
A dupla de especialistas Chris Atkins e Michael Taylor encontrou a árvore em 2006. Sua localização é mantida em segredo, segundo o próprio Guinness, para preservá-la. Ela foi batizada em homenagem a um dos titãs — pai do deus "solar" Helios e da lunar Selene — na mitologia grega justamente por causa de seu tamanho.
Com idade entre 600 e 800 anos, Hyperion ainda está em crescimento, e por isso a sua preservação é de alta importância. Em sua primeira medição, em 2006, ela tinha 115,55 metros. Em 2019, ao ser autenticada pelo Guinness, ela já havia chegado a 116,07 metros. Seu diâmetro é de 4,94 metros e seu peso estimado é de 209 toneladas. Especial, sua coroa mede 90,9 metros, cerca de 2 metros a menos que a Estátua da Liberdade.
Agora, as autoridades se preocupam com a degradação e o lixo, resultado da ação de humanos.
Havia lixo, pessoas criando mais e mais trilhas paralelas para usar o banheiro. Eles deixam papel higiênico e dejetos humanos. Não é uma coisa boa", acredita Leonel Arguello, chefe de Recursos Naturais do parque.
Ele ainda manifestou a sua preocupação ao jornal 'San Francisco Gate', com o fato de a área ter baixo sinal de celular e GPS, o que pode dificultar o resgate de visitantes feridos que buscam informações "secretas" com blogueiros para achar a Hyperion nas trilhas clandestinas.
Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicadas diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora mesmo!
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro