O novo satélite possibilitará um importante avanço tecnológico para o país
Redação Publicado em 21/12/2021, às 14h32
Uma parceria entre a empresa brasileira PION Labs e a megaempresa aeroespacial SpaceX, do bilionário sul-africano Elon Musk, marcará o envio do primeiro satélite totalmente criado por uma startup tupiniquim no próximo dia 10 de janeiro de 2022, partindo da Flórida, EUA, pelo foguete Falcon 9.
O aparelho recebeu o nome de PION-BR1 e servirá para estudar a capacidade de comunicação a longa distância e contribuirá com dados ao setor no Brasil, sendo desenvolvido durante sete meses por Calvin Trubiene, Bruno Pinto Costa, Gabriel Yamato e João Pedro Vilas Boas em São Caetano do Sul, cidade que compõe o ABC Paulista.
O artefato é considerada um satélite de pico, também conhecido como PocketCube, medindo apenas 125 centímetros cúbicos e prometendo auxiliar com informações espaciais, mesmo com o tamanho pequeno. Junto do satélite brasileiro, outros aparelhos, provenientes de parcerias da SpaceX, serão enviados ao espaço.
De acordo com o Yahoo Notícias, o diretor da startup brasileira, João Pedro Vilas Boas, afirmou que, apesar da diferença de intervenção espacial do Brasil com outros países do mundo, o novo satélite possibilita um avanço tecnológico: “Por isso, queremos democratizar o acesso e aproximar as pessoas do espaço”, acrescentou.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro