A trégua no conflito armado iniciou nesta sexta-feira, 24; a pausa programada entrou em vigor às 7h, e deve durar por quatro dias
Saída de tanques e reféns de ambos os lados: A trégua entre o Hamas e Israel Publicado em 24/11/2023, às 14h53
Nesta sexta-feira, 24, um comboio de tanques militares e veículos blindados de Israel começaram a deixar a Faixa de Gaza, instantes depois do começo da trégua programada no combate contra o Hamas. Na ocasião, os veículos que atravessavam a fronteira de Israel.
A trégua programada no conflito entrou em vigor às 7h (2h, no horário de Brasília), e deve durar por quatro dias. Além disso, o cessar-fogo possibilitará a saída de reféns capturados pelo grupo armado. Pelo acordo, ainda nesta sexta-feira, os primeiros reféns capturados pelo Hamas devem ser soltos.
Segundo repercutiu o portal de notícias G1, logo que se iniciou a pausa, Israel acionou sirenes, que tinham a intenção de alertar sobre possíveis ataques com foguetes, na região da fronteira, contra comunidades israelenses.
Vale destacar que, um porta-voz do governo de Israel, informou que o Hamas lançou um foguete em direção ao país, fazendo com que a ação violasse os termos do acordo. Apesar disso, não foi registrado nenhum estrago. Para cada 10 reféns adicionais que forem soltos pelo Hamas, Israel prometeu prolongar a trégua em um dia.
Ao sul da Faixa de Gaza, foram flagrados palestinos retornando para suas residências na região de Khan Younis, e caminhões com suprimentos atravessando a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
Sobre a situação, o palestino Khaled Abu Anzah disse:
Estamos cheios de esperança, otimismo e orgulho pela nossa resistência. Estamos orgulhosos das nossas conquistas, apesar da dor que isso causou".
No acordo, também está estabelecido a liberação de 150 palestinos mantidos como prisioneiros pelos israelenses.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro