Momento do resgate - U.S Coast Guard
Resgate

Saiba como terminou o caso do jovem que ficou 12 horas à deriva no Oceano Pacífico

Remador de caiaque, Kahiau Kawai ficou meio-dia naufragado na imensidão do Oceano Pacífico; confira como foi seu resgate

Redação Publicado em 21/10/2024, às 19h30

O jovem caiaquista Kahiau Kawai, de 17 anos, viveu uma provação impressionante que mobilizou sua comunidade no Havaí. Durante um treino no Oceano Pacífico na última quarta-feira, 16, o havaiano foi arrastado por correntes fortes e ficou à deriva por quase 12 horas.

+ Furacão Milton causa devastação, mas homem é resgatado de maneira milagrosa

Seu resgate envolveu equipes de emergência e muitos voluntários havaianos, com destaque para Noland Keaulana, um experiente salva-vidas da Polynesian Voyaging Society (PVS), que teve papel crucial na operação.

O resgate

A situação começou a se complicar quando o caiaque de Kahiau virou devido a ondas intensas, fazendo com que ele perdesse o remo.

Em vez de entrar em pânico, o jovem tentou manter a calma, alternando entre deitar no caiaque e nadar. Preocupados com o sumiço, seus colegas de equipe acionaram as autoridades por volta das 18h30, dando início à busca.

+ Alpinistas são resgatadas após três noites sem comida no Himalaia

Noland Keaulana, que estava de folga, ficou sabendo do incidente através de sua esposa. Inicialmente hesitante, ele decidiu participar da busca e, com a autorização da presidente da PVS, Nainoa Thompson, saiu em um barco para ajudar.

"Eu sabia que não conseguiria dormir se não fosse lá", revelou Keaulana à CNN. Ele percorreu cerca de 160 quilômetros em zigue-zague no oceano em busca de Kahiau.

+ Astronautas 'presos' na estação espacial devem ser resgatados pela Nasa

A operação contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros de Honolulu e da Guarda Costeira dos EUA, que mobilizou barcos e aeronaves para vasculhar a região. Durante a noite, Kahiau avistou os helicópteros sobrevoando, mas não foi encontrado.

"Foi assustador ver os helicópteros tão perto, mas não me encontrarem", compartilhou o jovem havaiano em entrevista à CNN.

Por volta das 4 da manhã, uma aeronave da Guarda Costeira avistou o caiaque de Kahiau e enviou as coordenadas para Keaulana, que estava nas proximidades. O jovem foi resgatado e levado ao hospital, onde recebeu tratamento para hipotermia e ferimentos leves.

+ Astronautas 'presos' na estação espacial devem ser resgatados pela Nasa

Mesmo com a gravidade da situação, Kahiau mostrou uma notável resiliência durante as quase 12 horas à deriva, impressionando tanto os salvadores quanto sua família.

"Foi a pior noite de nossas vidas, seguida pela melhor manhã", declarou a mãe de Kahiau. O menino se recuperou rapidamente e logo estava de volta às aulas, apoiando seus colegas em um campeonato de caiaque.

+ Agricultor acreano é resgatado após 22 dias perdido em floresta

Apesar da experiência extrema, ele planeja continuar no esporte. "Eu não sabia que conseguiria lidar com algo assim, e essa situação me mostrou que sou capaz", afirmou.

Naufrágio notícias resgate Oceano Pacífico caiaque

Leia também

Caso Odebrecht: Ex-presidente do Peru é condenado a 20 anos por corrupção


Quiromante leu mão de John Lennon e previu seu assassinato, revela livro


O 'presente especial' que Elizabeth II não conseguiu entregar à bisneta


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Contêiner de carga é sugado por motor de avião nos EUA


Idosa sobrevive a 4 noites em floresta nos EUA graças a cadela de estimação