O Guinness Book reconheceu o feito do youtuber Alex Burkan, que realizou o sonho de muitos fãs de Star Wars
Isabela Barreiros Publicado em 27/01/2022, às 13h10
O Guinness Book reconheceu na última segunda-feira, 21, uma criação do youtuber Alex Burkan, responsável pelo canal ‘Alex Lab’ na plataforma. Ele desenvolveu o primeiro primeiro sabre de luz retrátil do mundo, realizando o sonho de muitos fãs de Star Wars.
O russo projetou o sabre de luz a partir de uma lâmina de plasma que mede um metro de comprimento, pode chegar a temperaturas acima de 2.800°C e a partir de um eletrolisador, quebrando moléculas de água em hidrogênio e oxigênio por meio da eletricidade.
A partir desse eletrolisador, Burkan produziu o plasma verde do sabre de luz, que pode cortar metais com precisão — até mesmo aço. Ele explicou, segundo a revista Galileu, que ainda existem outras funções para a espada.
“O plasma é um fluxo de partículas altamente ionizado, então este sabre de luz também pode atrair raios e outras cargas de alta tensão”, destacou.
O youtuber pesquisava e trabalhava na área de geração de hidrogênio há quase dez anos, quando decidiu usar a tecnologia para idealizar o aparato da franquia Star Wars, que precisou de peças específicas para ser construído, coletadas por ele ao longo dos anos.
A expectativa agora é que o pesquisador possa melhorar o equipamento para que ele se pareça ainda mais com a espada jedi das produções cinematográficas, o que Burkan já está planejando.
Ele espera aumentar o tempo em que o sabre de luz pode funcionar, já que, agora, seu tempo de operação em capacidade máxima é de apenas trinta segundos. A troca do tanque de combustível por um sistema de tanque de carbono é uma possibilidade.
“Acho que a ciência vai nos ajudar e, finalmente, podemos aproximar o sabre de luz da versão cinematográfica”, disse o russo ao Guinness World Records.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro