O templo provavelmente data de 2700 anos atrás, e abriga inscrições hieroglíficas do reino de Cuxe
Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/03/2023, às 14h12
Arqueólogos descobriram as ruínas de um antigo templo do reino de Cuxe, de cerca de 2700 anos, na região onde hoje fica o Sudão. A vasta área do império dos cuxitas se estendia, também, pelo Egito e por regiões do Oriente Médio.
As ruínas do templo foram encontradas em uma cidadela medieval no sítio arqueológico de Velha Dongola, localizado entre a terceira e a quarta cataratas do rio Nilo. É a descoberta mais antiga realizada na área, segundo os arqueólogos do Centro Polonês de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia, que divulgaram a pesquisa em uma declaração à imprensa.
Alguns dos blocos encontrados nas ruínas eram decorados com desenhos de figuras e inscrições hieroglíficas. Depois de uma análise da iconografia e do estilo de escrita, os arqueólogos chegaram à conclusão de que essas imagens faziam parte de uma estrutura maior, provavelmente feita entre 1000 e 500 a.C.
Dentro das ruínas do templo, os arqueólogos encontraram blocos com fragmentos de inscrições hieroglíficas. Como explicou o egiptólogo David Wieczorek ao LiveScience, um dos escritos se refere ao fato de que o templo era dedicado ao deus Amun-Ra de Kawa. Essa divindade era adorada tanto em Cuxe como no reino vizinho do Egito, e Kawa é um sítio arqueológico no Sudão que contém um templo. Portanto, não se tem certeza se esses blocos são do templo em que foram encontrados ou de outro.
Apesar disso, é preciso mais pesquisa para definir a data exata de construção do templo ou mesmo se o templo foi construído na religião de Velha Gondola e não transportado para lá, como explicou a arqueóloga Julia Budka em entrevista ao LiveScience.
O time de pesquisa no sítio arqueológico de Velha Gondola é liderado pelo arqueólogo Artur Obluski, que continua as pesquisas na área representando o Centro Polonês de Arqueologia Mediterrânea.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório