Imagem de vírus de Marburg - Domínio Público / Centers for Disease Control and Prevention
Vírus

Ruanda: Um dos vírus mais letais do mundo causa oito mortes e liga alerta

Similar ao Ebola, vírus Marburg — que não possui vacina ou tratamento — já contaminou 26 pessoas em Ruanda e deixou oito mortos; saiba mais!

Redação Publicado em 03/10/2024, às 10h40

Um alerta de viagem foi emitido em decorrência de um surto de um vírus altamente contagioso, similar ao Ebola. Recentemente, o governo de Ruanda anunciou que oito pessoas faleceram em decorrência do vírus Marburg, poucos dias após a confirmação do surto dessa febre hemorrágica fatal, que carece de vacina ou tratamento autorizado.

+ OMS confirma surto de um dos vírus mais letais do mundo

Até o momento, 26 casos foram confirmados no país. Apesar da gravidade da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda restrições de viagem ou comércio com Ruanda.

O vírus

O vírus Marburg, tal como o Ebola, tem origem nos morcegos frugívoros e se propaga entre humanos por meio do contato próximo com fluidos corporais de indivíduos infectados ou com superfícies contaminadas. A taxa de mortalidade pode chegar a 88% sem tratamento adequado.

Ruanda, localizada na África Central e sem saída para o mar, declarou o surto na sexta-feira passada, 27, e já no dia seguinte reportou as primeiras seis mortes.

As autoridades estão aconselhando a população a evitar o contato físico para conter a disseminação. Aproximadamente 300 pessoas que tiveram contato com os casos confirmados foram identificadas, e algumas delas foram colocadas em isolamento.

Os profissionais de saúde são os mais afetados, abrangendo seis dos 30 distritos ruandeses. "Marburg é uma doença rara", afirmou o Ministro da Saúde do Ruanda, Dr. Sabin Nsanzimana, conforme relatado pela Associated Press.

Estamos intensificando o rastreamento de contatos e a testagem para interromper a propagação", prosseguiu.

Um porta-voz da OMS destacou a importância do atendimento precoce para aqueles que apresentam sintomas semelhantes aos do Marburg, pois isso pode aumentar as chances de sobrevivência. A OMS avalia o risco desse surto como muito alto no nível nacional, alto no regional e baixo globalmente.

O ministro da saúde ruandês informou que a fonte da infecção ainda não foi identificada e explicou que os sintomas podem levar de três dias a três semanas para se manifestar após a infecção. Os sintomas incluem febre, dores musculares, diarreia, vômito e, em casos extremos, morte por perda excessiva de sangue.

A OMS está intensificando seu apoio e trabalhará em conjunto com as autoridades ruandesas para conter a disseminação do vírus, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da organização, em uma rede social no sábado, 28.

A Embaixada dos Estados Unidos na capital ruandesa, Kigali, recomendou que seus funcionários trabalhem remotamente e evitem visitas aos escritórios.

Histórico de surtos

Históricos surtos do vírus Marburg foram registrados anteriormente na Tanzânia, Guiné Equatorial, Angola, Congo, Quênia, África do Sul, Uganda e Gana. O vírus foi inicialmente identificado em 1967 após provocar surtos simultâneos em laboratórios na Alemanha e na Sérvia, resultando na morte de sete pesquisadores expostos ao vírus durante estudos com macacos.

Paralelamente, Ruanda relatou seis casos de mpox até agora — uma doença causada por um vírus relacionado à varíola, mas que geralmente apresenta sintomas mais brandos. O país lançou uma campanha de vacinação contra mpox neste mês e aguarda novas remessas de vacinas. O Congo vizinho tem reportado a maioria dos casos dessa doença, considerada uma emergência global pela OMS.

notícias mortes saúde doenças Ruanda OMS alerta vírus Marburg

Leia também

Harvey Weinstein é diagnosticado com câncer, segundo imprensa dos EUA


Caso Odebrecht: Ex-presidente do Peru é condenado a 20 anos por corrupção


Quiromante leu mão de John Lennon e previu seu assassinato, revela livro


O 'presente especial' que Elizabeth II não conseguiu entregar à bisneta


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Contêiner de carga é sugado por motor de avião nos EUA