Após se tornar a quarta nação a pousar em solo lunar, Índia realiza apontamento histórico; confira!
Redação Publicado em 30/08/2023, às 10h03
Na última semana, a Índia alcançou o feito de se tornar o primeiro país a pousar com uma nave próximo ao polo sul lunar — sendo, também, a quarta nação a desbravar esse território espacial. Porém, mais recentemente essa missão espacial já rendeu frutos inéditos que a deixaram na história: ela confirmou a presença de, entre outras substâncias, oxigênio e enxofre na Lua.
+ Os detalhes curiosos do histórico pouso na Lua realizado pela Índia
"O instrumento de Espectroscopia de Decomposição Induzida por Laser (LIBS) a bordo do rover Chandrayaan-3 fez as primeiras medições 'in-situ' da composição dos elementos da superfície lunar perto do polo sul", compartilhou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) em comunicado.
As medições 'in-situ' confirmam inequivocamente a presença de enxofre na região, algo que não era viável com os instrumentos a bordo dos orbitadores."
De acordo com o G1, além de oxigênio e enxofre, a análise espectrográfica também identificou alumínio, cálcio, ferro, cromo e titânio na superfície da Lua. Outras medições também indicavam manganês e silício, de acordo com a ISRO.
Embora só recentemente a Índia tenha obtido sucesso em tentar se equiparar a outros programas espaciais pelo mundo, o país asiático já vinha trabalhando em tentativas: quatro anos atrás, por exemplo, foram responsáveis por uma missão que fracassou somente durante sua descida final.
Além disso, vale lembrar que, em 2014, a Índia conquistou o título de ser o primeiro país asiático a colocar uma nave na órbita de Marte; sem mencionar que ainda pretende lançar, em setembro, uma sonda para estudar o Sol, e uma missão orbital a Vênus nos próximos dois anos, em parceria com o Japão.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro