Rachaduras ameaçam municípios do Rio Grande do Sul, que já vem sofrendo com inundações - Divulgação e Getty Images
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul: rachaduras em barragem geram alerta para municípios

Defesa Civil estadual emitiu um alerta sobre a situação da Barragem do Salto, localizada no município de São Francisco de Paula

Giovanna Gomes Publicado em 16/05/2024, às 09h30

Rachaduras nas estradas, casas e em um hotel em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, estão causando preocupações com o risco de deslizamentos, que podem afetar até seis municípios. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta na segunda-feira, 13, sobre a situação da Barragem do Salto, também localizada em São Francisco de Paula.

Conforme o órgão, a barragem foi colocada em estado de emergência devido ao risco de deslizamento de encostas e transbordamento, o que poderia resultar em uma onda ao longo do rio Caí e do reservatório. Os municípios potencialmente afetados são Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz.

Orientações

De acordo com o portal Metrópoles, a Defesa Civil orientou os moradores que residem nas proximidades da Barragem do Salto a deixarem imediatamente a área.

Não é uma região com muitas casas, mas percebemos que havia paredes rachadas, água vertendo do chão da casa, algumas casas deslocaram um pouco, rachaduras grandes, profundas”, disse o prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli, em declaração ao UOL.

“Por segurança, se trabalha com o pior cenário possível. Se todo o morro que fizemos o levantamento descer, que fizemos o mapeamento, essa onda (gerada pela força da terra atingindo a água) chegaria na altura das casas e depois voltaria podendo passar por cima da barragem. Por isso acionamos todos os municípios e as pessoas. A barragem acionou suas sirenes e nós, como prefeitura, tranquilizamos as pessoas e fizemos o acolhimento para que todos saíssem do local com calma”, disse Aguzzolli.

Segundo a CEEE Geração, empresa responsável pela operação da barragem de Salto, o dique encontra-se em condições normais. A decisão de colocar a barragem em estado de emergência foi uma medida preventiva, e a empresa continua monitorando a situação de perto.

Rio Grande do Sul enchentes Barragem rachaduras

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro