O filme de Alfred Hitchcock é considerado um clássico do gênero thriller
Redação Publicado em 23/12/2022, às 14h10
A revista Variety é referência em cinema e divulgou, recentemente, uma lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos. O primeiro lugar ficou com um clássico americano, o thriller ‘Psicose’, de Alfred Hitchcock, que fora lançado em 1960.
Os jurados do top 100 afirmam que “dificilmente há um frame da obra-prima de terror cataclísmico Hitchcock que não seja icônico”. Os críticos escreveram:
Saudá-lo como o melhor filme de Hitchcock — muito menos o melhor filme já feito — não pareceria muito respeitável. No entanto, há uma razão para que cada momento em ‘Psicose’ seja icônico, e que Anthony Perkins e Janet Leigh, como Norman Bates e Marion Crane, tenham se fixado em nossa imaginação como figuras de um sonho”.
Em segundo lugar, aparece o clássico de 1939, ‘O Mágico de Oz’, de Victor Fleming, e o terceiro lugar é ocupado pelo primeiro filme da trilogia ‘O Poderoso Chefão’, de Francis Ford Coppola.
Dentre os 100, o único longa brasileiro na lista foi ‘Pixote’, de 1980, ocupando o 80º lugar. A publicação afirma que o filme de Hector Bebenco testou limites impostos pela ditadura ao contar a história de um menino que vive em situação de rua, que nomeia o filme.
O primeiro filme deste século a aparecer no ranking foi ‘Moonlight’, de 2016, dirigido por Barry Jenkins. A produção já ganhou três Oscars, incluindo o de melhor filme. Na lista, ele aparece na 42ª posição, segundo informações do O Globo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro