Cena de 'Psicose', de Alfred Hitchcok - Divulgação / Paramount Pictures
Filme

Revista americana elege ‘Psicose’ como melhor filme de todos os tempos

O filme de Alfred Hitchcock é considerado um clássico do gênero thriller

Redação Publicado em 23/12/2022, às 14h10

A revista Variety é referência em cinema e divulgou, recentemente, uma lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos. O primeiro lugar ficou com um clássico americano, o thriller Psicose’, de Alfred Hitchcock, que fora lançado em 1960.

Os jurados do top 100 afirmam que “dificilmente há um frame da obra-prima de terror cataclísmico Hitchcock que não seja icônico”. Os críticos escreveram:

Saudá-lo como o melhor filme de Hitchcock — muito menos o melhor filme já feito — não pareceria muito respeitável. No entanto, há uma razão para que cada momento em ‘Psicose’ seja icônico, e que Anthony Perkins e Janet Leigh, como Norman Bates e Marion Crane, tenham se fixado em nossa imaginação como figuras de um sonho”.

Em segundo lugar, aparece o clássico de 1939, ‘O Mágico de Oz’, de Victor Fleming, e o terceiro lugar é ocupado pelo primeiro filme da trilogia ‘O Poderoso Chefão’, de Francis Ford Coppola.

Brasileiro na lista

Dentre os 100, o único longa brasileiro na lista foi ‘Pixote’, de 1980, ocupando o 80º lugar. A publicação afirma que o filme de Hector Bebenco testou limites impostos pela ditadura ao contar a história de um menino que vive em situação de rua, que nomeia o filme.

O primeiro filme deste século a aparecer no ranking foi ‘Moonlight’, de 2016, dirigido por Barry Jenkins. A produção já ganhou três Oscars, incluindo o de melhor filme. Na lista, ele aparece na 42ª posição, segundo informações do O Globo.

revista filme gênero Thriller ranking 'Psicose' melhor

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro