A barragem explodiu em Nova Kakhovka e revelou restos de soldados envolvidos na Batalha de Dnipro
Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 12/06/2023, às 19h00
A explosão da barragem de Nova Kakhovka, localizada em Kherson, na Ucrânia, trouxe à tona a descoberta de restos mortais de soldados nazistas da Segunda Guerra Mundial. Imagens compartilhadas nas redes sociais exibem crânios encontrados por moradores de Kherson depois da explosão da barragem, que resultou em inundações na região.
Diante da repercussão dessas evidências, historiadores levantaram a teoria de que os ossos pertencem às vítimas de um confronto ocorrido nas proximidades da usina de Zaporizhzhia em 1943, conforme informado pelo portal de notícias UOL.
Esse episódio, conhecido como a Batalha de Dnipro, envolveu um grande número de pessoas, no qual o Exército Vermelho (União Soviética) derrotou as forças nazistas que avançavam pela região. A hipótese ganha força ao considerar que um dos crânios estava acompanhado de um capacete com símbolos nazistas.
Ainda que os soldados do Exército Vermelho foram devidamente sepultados, os corpos dos combatentes alemães foram deixados nos campos de batalha, conforme relata Oleksii Kokot, especialista em relíquias militares alemãs na Ucrânia.
Muitos desses cadáveres, que estavam em pântanos, foram submersos após a construção da barragem de Nova Kakhovka em 1956, e agora foram redescobertos devido ao impacto causado pela explosão. Agora, os restos mortais deverão ser analisados em laboratório.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro