Fotografia mostrando as torres Asinelli (mais alta) e Garisenda (mais baixa e sob risco de colapso) - Divulgação/ Wikimedia Commons
Itália

Restauro de torre medieval inclinada custará 20 milhões de euros à Itália

A fim de impedir que a torre Garisenda tombe para o lado, as autoridades italianas precisarão de 10 anos e uma enorme quantia de dinheiro

Ingredi Brunato Publicado em 07/12/2023, às 12h21

Construída no século 12, durante a Idade Média, a torre Garisenda é uma parte indelével do patrimônio histórico da Itália, ficando localizada bem no centro da cidade de Bolonha. Ela fica ao lado da torre Asinelli, que é mais alta. 

A construção medieval, porém, já está inclinada para um lado há séculos — tal como acontece com a torre de Pisa — após o solo embaixo dela ceder. Seu ângulo de inclinação, na verdade, é um pouco mais severo que o de sua prima mais famosa: é de 4 graus, enquanto o da torre de Pisa é de 3,9 graus. 

No último mês de novembro, aliás, o terreno nos arredores de Garisenda foi isolado devido às preocupações de que ela está à beira de um colapso. Agora, o prefeito de Bolonha anunciou um plano para restaurá-la. 

Tempo e dinheiro 

Conforme repercutiu o The Guardian, será necessária uma década e um investimento estimado em 20 milhões de euros (ou quase 106 milhões de reais, na cotação atual) para deixar a torre medieval reta novamente. Enquanto isso, serão instaladas câmeras na área para deixar a construção antiga sob supervisionamento. 

A já citada torre de Pisa, aliás, também é alvo de um projeto semelhante, que já recuperou em muito sua inclinação, tornando-a mais estável. 

Penso que não gastaremos menos de 20 milhões de euros, talvez mais. Para a torre de Pisa foram necessários 10 anos de intervenção e de projeto [de restauro]. Não temos motivos para achar que vai demorar menos", explicou Matteo Lepore, prefeito de Bolonha, em entrevista à ANSA.
Mundo Itália notícias Bolonha torre

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro