A fim de impedir que a torre Garisenda tombe para o lado, as autoridades italianas precisarão de 10 anos e uma enorme quantia de dinheiro
Ingredi Brunato Publicado em 07/12/2023, às 12h21
Construída no século 12, durante a Idade Média, a torre Garisenda é uma parte indelével do patrimônio histórico da Itália, ficando localizada bem no centro da cidade de Bolonha. Ela fica ao lado da torre Asinelli, que é mais alta.
A construção medieval, porém, já está inclinada para um lado há séculos — tal como acontece com a torre de Pisa — após o solo embaixo dela ceder. Seu ângulo de inclinação, na verdade, é um pouco mais severo que o de sua prima mais famosa: é de 4 graus, enquanto o da torre de Pisa é de 3,9 graus.
No último mês de novembro, aliás, o terreno nos arredores de Garisenda foi isolado devido às preocupações de que ela está à beira de um colapso. Agora, o prefeito de Bolonha anunciou um plano para restaurá-la.
Conforme repercutiu o The Guardian, será necessária uma década e um investimento estimado em 20 milhões de euros (ou quase 106 milhões de reais, na cotação atual) para deixar a torre medieval reta novamente. Enquanto isso, serão instaladas câmeras na área para deixar a construção antiga sob supervisionamento.
A já citada torre de Pisa, aliás, também é alvo de um projeto semelhante, que já recuperou em muito sua inclinação, tornando-a mais estável.
Penso que não gastaremos menos de 20 milhões de euros, talvez mais. Para a torre de Pisa foram necessários 10 anos de intervenção e de projeto [de restauro]. Não temos motivos para achar que vai demorar menos", explicou Matteo Lepore, prefeito de Bolonha, em entrevista à ANSA.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro