Segundo a Conferência Episcopal Espanhola, a decisão do bispo de deixar o cargo se deu por razões 'estritamente pessoais'
Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 23/08/2021, às 22h00
Aos 52 anos, Xavier Novell Gomà renunciou ao seu cargo de bispo de Solsona, uma cidade na Espanha. Nesta segunda-feira, 23, o Papa Francisco aprovou a saída do religioso, que era conhecido por dizer frases que atacavam a homossexualidade.
Segundo repercutido pelo Terra, uma dessas declarações foi que "a homossexualidade pode ser relacionada a uma figura paterna ausente e distante", por exemplo. Xavier teria pedido desculpas posteriormente aos “pais de homossexuais que se sentiram mal por conta das declarações", mas afirmou que queria “apresentar sem medo a visão cristã”.
De acordo com a nota publicada pela Conferência Episcopal Espanhola, Novell teria tomado a decisão de abandonar o cargo após “um período de reflexão, de discernimento e de oração”. Suas razões seriam “estritamente pessoais”, segundo o comunicado.
O Papa Francisco também determinou que a posição de bispo de Solsona passará a ser administrada por Romà Casanova Casanova, o bispo de Vic, outra região na Espanha.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro