Receio de Charles III tem origem na batalha judicial em andamento entre seu filho mais novo, o príncipe Harry, e o governo britânico
Giovanna Gomes Publicado em 04/11/2024, às 15h25
O rei Charles III estaria enfrentando um dilema delicado em sua relação com o príncipe Harry, já que teme que qualquer tentativa de reconciliação com seu filho mais novo possa acarretar riscos legais significativos, conforme relatado pelo Telegraph.
Esse receio tem origem na batalha judicial em andamento entre Harry e o governo britânico sobre a segurança financiada pelo contribuinte para ele e sua família. Após a Suprema Corte de Londres ter decidido retirar essa proteção em 2020, Harry, que agora tem 40 anos, lançou-se em uma campanha para recuperá-la, sem qualquer apoio do Palácio.
Segundo fontes próximas ao rei, o monarca, que recentemente foi diagnosticado com câncer, reluta em abordar o tema ou dialogar diretamente com Harry enquanto o processo judicial não for retirado.
"Aqui você tem a situação infeliz em que o filho do rei está processando os ministros do rei nas cortes do rei", comentou o conselheiro da família real, Robert Hardman, de acordo com o New York Post.
Além da disputa pela segurança, o histórico de Harry em divulgar conversas privadas em seu livro de memórias, Spare, também gera receio entre a família real.
Em Spare, lançado em 2023, Harry compartilhou diversas interações familiares, o que aumentou a tensão entre pai e filho, que já se distanciaram bastante nos últimos anos.
O temor de Charles é que, caso converse com Harry sobre a questão da segurança, o filho possa divulgar os detalhes dessa conversa, o que poderia prejudicar o caso de Harry e, potencialmente, implicar em algo ainda mais complexo.
Hardman, autor de "Charles III: New King", reforça essa preocupação: "Então imagine a situação se o príncipe falasse com seu pai sobre seu processo judicial e depois descrevesse essa conversa - ou, pior, uma conversa que não foi totalmente precisa — Haveria sérios riscos legais. Harry só teria que dizer 'Meu pai disse isso' e um processo judicial poderia entrar em colapso."
Brasileiros boicotam 'Gladiador 2' após entrevista de Denzel Washington
O destino da banana colada na parede arrematada por R$ 35 milhões
Pecuarista mata mais de 100 pinguins e é condenado a 3 anos de prisão
Internautas descobrem que Calvin Klein não é só uma marca: 'Chocada'
Descoberta revela extensão de aqueduto romano na Grã-Bretanha
'Um Espião Inflitrado': Série da Netflix é baseada em história real?