Confundindo líquido com água benta, padre batizou recém-nascida acidentalmente com ácido
Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 21/03/2023, às 10h25
Para os católicos, o batismo — ritual de purificação e consagração — é uma tradição milenar e extremamente importante e emocionante na vida de uma criança, sendo a primeira cerimônia que alguém passa na vida religiosa, geralmente feita com bebês e quase recém-nascidos. Porém, um rito desses quase resultou em uma tragédia na última segunda-feira, 20, na Itália.
Isso porque na igreja onde ocorreu o batizado da criança, localizada na comuna italiana de Villafranca Tirrena, da região da Sicília, província de Messina, a água benta utilizada no ritual continha, em sua composição, alguma espécie de ácido ou desinfetante de limpeza de pia, conforme noticiado pelo jornal local, La Gazzetta del Sud, e repercutido pelo UOL.
Apesar do susto, a mistura estava bastante diluída e, mesmo com a criança sendo levada rapidamente para o hospital, só sofreu ferimentos leves, e não precisou sequer ficar internada.
Apesar de o cenário todo parecer propício a uma tentativa de atentado à vida de um recém-nascido, a investigação indica que toda a situação não passou de um acidente.
De acordo com o UOL, a primeira reconstituição montada pelas autoridades locais indicava que o tio e padrinho da menina chegou a sentir um forte cheiro na água utilizada na cerimônia, e que notou que as gotas que caíram sobre a cabeça e pescoço da menina deixaram-na com marcas vermelhas na pele. Então, ele logo avisou o padre e pediu para que interrompesse o ritual.
Quando os policiais foram conversar com outros funcionários da igreja, porém, a situação ficou mais clara: um deles teria, sem que o padre soubesse, enchido uma garrafa de algum produto tóxico ainda não identificado com água e deixado sob a pia batismal. Então, um coroinha teria encontrado a garrafa e, acreditando se tratar de água benta, misturou aquele líquido com o que seria utilizado na cerimônia.
A família da recém-nascida, por fim, não fez qualquer denúncia formal contra a igreja ou seus funcionários. Conforme texto da ANSA ao UOL, eles informaram que o incidente foi apenas "fruto de uma desatenção" e que ocorreu de boa fé.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro