O rato Ronin - Divulgação/Apopo
O rato Ronin - Divulgação/Apopo
Guinness

Rato gigante entra para o Guinness por farejar minas terrestres no Camboja

Ronin, de 5 anos de idade, superou o recorde que pertencia a Magawa, tornando-se o rato que mais identificou minas terrestres

Giovanna Gomes Publicado em 04/04/2025, às 08h13

Ronin, um rato gigante africano, estabeleceu um novo recorde mundial ao farejar mais de 100 minas terrestres e munições não detonadas no Camboja. Desde agosto de 2021, na província de Preah Vihear, no norte do país, Ronin detectou 109 minas terrestres e 15 outros resquícios perigosos da guerra, segundo a instituição belga Apopo, especializada na desminagem humanitária.

As conquistas de Ronin lhe renderam o título do Guinness World Records como o rato que mais identificou minas terrestres, ressaltando a importância dos HeroRats no combate às minas. O recorde anterior pertencia a Magawa, que encontrou 71 minas terrestres e 38 outros explosivos não detonados em cinco anos de trabalho antes de se aposentar em 2021.

Com 5 anos de idade, Ronin agora é considerado o rato de detecção de minas mais bem-sucedido da história da Apopo, superando até mesmo Magawa, que, antes de falecer em 2022, recebeu uma medalha de ouro por limpar cerca de 225 mil metros quadrados de terras contaminadas por explosivos — o equivalente a 42 campos de futebol.

Ronin ainda pode ter mais dois anos de trabalho pela frente, de acordo com a Apopo. "Ele não é apenas um trunfo, ele é um parceiro e colega valioso", declarou Phanny, tratadora de Ronin, segundo o portal O Globo.

Campos minados

Apesar dos esforços de desminagem, o Camboja continua sendo um dos países mais fortemente minados do mundo, resultado de décadas de conflitos iniciados nos anos 1960 e encerrados em 1998. Desde 1979, explosões de minas e munições não detonadas causaram cerca de 20 mil mortes e o dobro de feridos.

Embora o objetivo inicial fosse tornar o país livre de minas até 2025, o governo prorrogou o prazo por cinco anos devido a desafios de financiamento e à descoberta de novos campos minados na fronteira com a Tailândia.

rato Camboja recorde explosivos Guinness Minas terrestres

Leia também

Especialistas sugerem nova causa para o fim do Império Romano


Uso de protetor solar pode ter dado ao Homo sapiens vantagens sobre os neandertais


Arqueólogos descobrem 'grafite' oculto na sala da Última Ceia


Estudo sugere origem para a descoberta do corante roxo


Morte do Papa Francisco traz à tona profecia milenar sombria


Domesticação de gatos possivelmente começou com sacrifícios no Egito antigo