Livro 'The Lost Cat' (2022) e menina escrevendo em colagem - Divulgação/Ginger Fyre Press / Foto por Raphaël Jeanneret pelo Pixabay
Literatura

Quem é a menina que bateu o recorde de pessoa mais jovem a publicar um livro?

Obra de jovem inglesa de 5 anos já vendeu mais de mil cópias

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 16/06/2022, às 15h24

Bella J. Dark é uma menina inglesa que recentemente entrou para o Guinness World Records com uma conquista inusitada: aos 5 anos, se tornou a garota mais jovem a ter um livro publicado e com mais de mil cópias vendidas — requisito necessário para poder receber o título. A obra de Bella foi publicada no dia 31 de janeiro, sendo escrita e ilustrada pela menina.

'The Lost Cat' ('O Gato Perdido', em tradução livre) narra a história do gatinho Snowy, que se perde após sair para se aventurar sozinho durante a noite. A ideia do livro teria surgido a partir dos próprios desenhos de Bella, e o desenvolveu inteiro em cerca de cinco dias. Ela espera que a obra "ensine crianças a não saírem à noite sozinhas."

Começou como uma imagem. Meu pai disse que eu poderia fazer um livro e uma história surgiu da foto", contou a menina para o Guinness, como informado pela Revista Galileu.
'The Lost Cat', livro de Bella J. Dark / Divulgação/Ginger Fyre Press

 

Chelsie Syme, mãe da jovem autora, conta também que a filha sempre foi muito criativa na criação de suas histórias, e que Bella escreve desde seus 3 anos de idade. "Fiquei feliz por ela e adoro me envolver e dar atenção e elogios a tudo o que ela faz", disse em entrevista.

Outros autores mirins

Bella J. Dark foi reconhecida pelo Guinness World Records como a mais nova autora, do gênero feminino, a publicar um livro. O recorde pertencia, anteriormente, à Dorothy Straight, uma jovem americana que publicou o livro 'How the World Began' ('Como o Mundo Começou', em português) em agosto de 1964, aos 6 anos.

Já o recorde masculino, por sua vez, pertence a Thanuwana Serasinghe, um jovem do Sri Lanka, que publicou o livro 'Junk Food' (termo em inglês usado para se referir a comidas não saudáveis) em janeiro de 2017, quando ainda tinha apenas 4 anos e 356 dias.

Inglaterra curiosidades Literatura notícias criança escritora leitura Guinness World Records Guinness autora mirim The Lost Cat

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro