Acidente aconteceu nesta terça-feira, 11, vitimando cinco pessoas da mesma família
Fabio Previdelli Publicado em 11/07/2023, às 11h16
Nesta terça-feira, 11, a queda de um helicóptero deixou seis pessoas mortas nas proximidades do Monte Everest. O acidente aconteceu logo após a decolagem, por volta das 10 horas da manhã do horário local (1h da manhã em Brasília).
+ Sem ajuda: A controversa morte de David Sharp no Monte Everest
Segundo as autoridades do Nepal, o helicóptero da Manang Air saiu de Lukla, onde começam as expedições para escalar o Monte Everest, e tinha como destino a capital Katmandu. Cinco turistas mexicanos e um piloto nepalês estavam a bordo.
O Himalayan Times confirmou a identidade das vítimas. O piloto era Chet B Gurung, já os tripulantes eram membros da mesma família: Fernando Sifuentes (de 95 anos); Ismail Sifuentes (98); Abril Sifuentes (72); Olacio Luz Gongalez (65); e Maria Jese Sifuentes (52).
Em comunicado, a Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN) informou que a aeronave perdeu contato com a torre de comunicação apenas oito minutos depois da decolagem. "Moradores e policiais no local informam que todos os seis corpos foram recuperados", disse o diretor do Aeroporto Internacional de Tribhuvan, Pratap Babu Tiwari, à AFP.
Segundo informado pelo O Globo, dois helicópteros e equipes terrestres foram mobilizadas para uma missão de busca e resgate, mas as condições climáticas da região impediram um pouso próximo ao local do acidente.
Os corpos estão sendo transferidos por terra para helicópteros para que possam ser transportados para Katmandu", informou Tiwari.
Morador da região, Lhakpa Sherpa descreveu como "muito assustador" o local do acidente. Ele participou das equipes de busca e resgate. "Parece que o helicóptero primeiro colidiu com uma árvore e depois caiu no chão. Deixou um pequeno buraco no chão".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro