A captura do bagre-gigante, uma das maiores do mundo, ocorreu enquanto o britânico fazia turismo na Tailândia
Redação Publicado em 24/12/2022, às 09h00
Um britânico pescou um peixe bagre de 30 stones, o equivalente a quase 200 quilos, enquanto fazia turismo na Tailândia. Típico do Rio Mekong, que atravessa o Sudeste Asiático, o bagre-gigante está em perigo de extinção.
Dean McEwan, um britânico de 36 anos, engenheiro em plataformas de petróleo, fazia turismo na Tailândia quando pescou o peixe-gato-gigante, da espécie Pangasianodon gigas, também chamado de bagre-gigante.
De acordo com MacEwan à BNPS, a pesca de um dos maiores peixes já capturados no mundo, ocorreu por volta do meio-dia no horário local, em Palm Tree Lagoon, localizado na cidade de Ratchaburi. Ele contou com a ajuda de mais três homens, que lançaram uma grande rede para que o animal pudesse ser medido.
Quando ouviu o som da linha saindo do carretel de sua vara, ele retirou seus olhos da boia por alguns segundos. O homem levantou a haste rapidamente e inclinou seu corpo, percebendo que, na realidade, estava lutando com um grande peixe.
Depois de seu feito, McEwan tirou uma foto "exibindo sua conquista" e logo devolveu o animal ao mar.
"Eu capturei alguns bagres antes, então eu já sabia no que estava me metendo. Não tem realmente nada que você possa fazer com esses peixes, a não ser retirar a linha sempre que tiver uma chance, principalmente quando o peixe muda de direção", explicou.
Como repercutido pelo UOL, o peixe é típico do Rio Mekong, que atravessa o Sudeste Asiático. Em 2003, a World Conservation Union o listou como "criticamente ameaçado" de extinção.
Segundo o Guinness Book, bagres-gigantes do Rio Mekong são os maiores peixes de água doce do mundo. Dean McEwan precisou lutar durante 1h30 para fisgá-lo e capturá-lo.
Foi realmente um teste de resistência", disse à agência de notícias BNPS.
Até o momento, o recorde é de um peixe de 293 quilos, pescado na Tailândia em 2005. De acordo com Tim Webb, responsável pela pescaria Palm Tree Lagoon, "este é o maior bagre do lago e provavelmente da Tailândia".
Ele ainda afirmou que esse "é definitivamente o maior peixe-gato pescado por um britânico". No entanto, não há um registro oficial que comprove.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório