Donald Trump, novo presidente americano eleito - Getty Images
Donald Trump

Quando será a posse oficial de Donald Trump como presidente dos EUA?

Nesta quarta-feira, 6, Donald Trump foi confirmado como vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos; confira próximas etapas para posse!

Éric Moreira Publicado em 06/11/2024, às 09h36

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, foi divulgada pela imprensa americana que o candidato à presidência e ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições e será o 47º governante do país, conseguindo mais votos que sua concorrente, a democrata Kamala Harris.

Entre 2017 e 2021, Trump já serviu como presidente dos EUA, sendo desde aquela época visto como uma figura bastante controversa, responsável por diversos pronunciamentos e posicionamentos polêmicos internacionalmente.

Agora, cria-se grande expectativa sobre outras etapas do processo de posse, que deve ocorrer só no início do próximo ano. Confira a seguir o que deve acontecer nos próximos meses:

+ Todas as vezes em que Donald Trump apareceu em filmes e você não percebeu

Donald Trump / Crédito: Getty Images

 

Posse presidencial

Segundo a CNN Brasil, em dezembro, os delegados americanos — figuras do sistema eleitoral — votarão de maneira efetiva no candidato no Colégio Eleitoral e, somente em janeiro de 2025, ocorre uma sessão conjunta do Congresso, em que será feita a certificação dos votos.

Foi nessa etapa, inclusive, que em janeiro de 2021 ocorreu a catastrófica invasão do Capitólio por apoiadores de Trump, após a derrota nas eleições contra o atual presidente, Joe Biden.

A posse exata de Trump, porém, ocorrerá ao meio-dia, no dia 20 de janeiro de 2025. A data, por sua vez, é fixada pela 20ª emenda da Constituição americana. "Os mandatos do Presidente e do Vice-Presidente terminarão ao meio-dia [horário de DC] do dia 20 de janeiro, (…); e os mandatos de seus sucessores começarão", diz a emenda.

Durante a cerimônia de posse, o presidente deve declarar: "Juro solenemente (ou afirmo) que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos".

Por fim, é relevante mencionar que, geralmente, quem comanda o juramento é o presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos. Porém, isso é apenas um costume, e não uma exigência, de forma que, caso ele esteja indisponível, quem comandará pode ser outro juiz.

Estados Unidos Mundo Donald Trump notícias Casa Branca presidente eleições Política vitória posse líderes mundiais

Leia também

Descoberta no Marrocos revela uso de plantas medicinais há 15.000 anos


Mulher grávida é presa após tentar vender filho 'a quem pagasse mais'


Menina de 11 anos que teve seu bode de estimação abatido é indenizada nos EUA


Pesquisadores tentam desvendar mistério sobre o crocodilo Cassius


Gladiador 2: Paul Mescal revela plano para caso filme o torne muito famoso


Hotel com formato de galo nas Filipinas quebra bate no Guinness