Putin e Xi Jinping no ano de 2019 - Getty Images
Personagem

Putin se encontra com Xi Jinping em momento de tensão com países do Ocidente

Líderes russo e chinês devem se reunir nesta quinta-feira, 15, no Uzbequistão

Redação Publicado em 15/09/2022, às 10h16

O presidente russo, Vladimir Putin, deve se reunir com o chefe de Estado da China, Xi Jinping, nesta quinta-feira, na cidade uzbeque de Samarkand. A reunião faz parte do encontro da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que contará com a presença de líderes de outros países, tais como Índia, Paquistão, Turquia e Irã.

Conforme apontou a agência de notícias AFP, o evento é visto como uma oportunidade para Putin demonstrar que a Rússia não pode ser isolada internacionalmente, mesmo com a invasão da Ucrânia, que gerou grandes perdas militares aos russos.

Por outro lado, Xi poderá aproveitar o momento para investir em sua imagem antes do congresso do Partido Comunista, no qual buscará conquistar seu terceiro mandato, em outubro.

Desafiar o Ocidente

Para os dois, diz a fonte, o encontro de cúpula significa uma grande oportunidade para desafiar o Ocidente, em especial os Estados Unidos, que liderou a adoção de sanções contra a Rússia em razão da guerra na Ucrânia e que, ao mesmo tempo, provocou a China com as demonstrações de apoio a Taiwan.

"A OCX oferece uma alternativa real às organizações centradas no Ocidente", declarou o conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, no início da semana. "Todos os membros da OCX defendem uma ordem mundial justa", completou.

China Rússia presidente Ocidente Putin Xi Jinping

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro