Registro da fachada da instituição - Divulgação/Museu da Diversidade Sexual, SP
São Paulo

Protesto será realizado após fechamento do Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo

Fechamento da instituição impediu a realização de exposição sobre drag queens

Redação Publicado em 30/04/2022, às 14h03

Uma denúncia feita por Gil Diniz (PL) resultou no fechamento do Museu da Diversidade Sexual, localizado em São Paulo. A iniciativa do deputado questionava a administração do local e verbas destinadas para a ampliação do museu. 

Diante da decisão, o fechamento do museu impactou a exposição 'Duo Drag', de Paulo Vitale, que apresentaria aos visitantes registros fotográficos de drags queens brasileiras. 

Como consequência, o portal Terra repercutiu que ativistas, artistas e profissionais da cultura irão realizar um protesto neste sábado, 30, na sede do museu, às 15h. O protesto será realizado na sede da instituição localizada no Largo do Arouche. 

O que diz a Secretaria da Cultura de SP?

Em nota, a Secretaria da Cultura de São Paulo afirma que irá recorrer da decisão e enfatiza a importância do Museu da Diversidade Sexual. 

"A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo informa que a exposição Duo Drag, do Museu da Diversidade Sexual, foi adiada por decisão judicial que solicitou o fechamento da instituição. A pasta destaca que irá recorrer da decisão liminar, pois considera essencial o desenvolvimento de políticas de visibilidade da cultura LGBTQIA+", inicia o comunicado". 

O comunicado também explica a necessidade de expandir o museu, visto que mais exposições poderão ser realizadas, além de aumentar a capacidade para o público que frequenta o local. 

"A expansão do Museu da Diversidade Sexual (MDS), dos atuais 100 m² para 540 m² no mesmo local, na estação República do Metrô, irá permitir a realização de exposições multimídia de longa duração, exposições temporárias e eventos. Com isso, será possível aumentar o público visitante, promovendo o resgate histórico, a transformação social, a transformação social e o desenvolvimento pleno da comunidade. O Museu da Diversidade Sexual é a primeira instituição do tipo na América Latina e irá completar 10 anos em 2022", finaliza o comunicado. 

Brasil São Paulo gays homofobia museu SP LGBT Museu da Diversidade Sexual visibilidade

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro