Imagem ilustrativa - Imagem de Falkenpost por Pixabay
França

Prisão para isolar 100 maiores traficantes é criada na França

Medida anunciada pelo ministro da Justiça francês visa impedir que traficantes continuem atividades ilícitas mesmo na prisão

Giovanna Gomes Publicado em 14/01/2025, às 07h30

O ministro da Justiça da França, Gérald Darmanin, anunciou na noite do último domingo que o país irá isolar, até meados do ano, os "100 maiores traficantes de drogas" em uma "prisão de alta segurança". A medida tem como objetivo impedir que esses criminosos continuem conduzindo suas atividades ilícitas mesmo atrás das grades.

"Vamos escolher uma prisão francesa, esvaziá-la (...) e colocar os 100 maiores traficantes de drogas lá, porque seria completamente isolada, segura, com agentes penitenciários especialmente treinados", declarou Darmanin em entrevista à televisão LCI. Ele destacou que a intenção é deixar claro que "quando um traficante está na prisão, ele não consegue fazer um telefonema nem ter uma vida agradável". No entanto, o ministro não revelou qual instalação será escolhida para essa finalidade.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, Darmanin, que foi ministro do Interior entre 2020 e 2024 e assumiu o Ministério da Justiça em dezembro, afirmou que combater o tráfico de drogas é uma de suas prioridades. Ele pretende enfrentar com rigor o que chama de "ameaça à segurança interna".

"Temos que fazer contra as drogas o mesmo que fizemos contra o terrorismo e isso funcionou, embora ainda haja atentados", acrescentou Darmanin, ressaltando que a França dispõe de ferramentas judiciais e administrativas muito eficazes.

Drogas apreendidas

O anúncio ocorreu na véspera da visita do ministro do Interior, Bruno Retailleau, ao porto de Le Havre, no noroeste do país. Durante a visita, Retailleau informou que, entre janeiro e novembro do ano passado, quase 47 toneladas de cocaína foram apreendidas, um volume recorde. Em comparação, o total apreendido em 2023 foi de 23,2 toneladas.

Apesar das operações bem-sucedidas, especialistas alertam que as grandes apreensões representam apenas uma pequena fração da quantidade de drogas que realmente entra e circula na França, com impacto limitado no combate ao tráfico.

+ Leia também: O avião de Pablo Escobar que foi transformado em Airbnb

França prisão traficantes isolar

Leia também

A descoberta histórica feita na perna de uma estátua na Alemanha


Jornal francês revolta brasileiros ao criticar Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"


Saiba quando lança 'Vitória', filme estrelado por Fernanda Montenegro


Kate Middleton: Confira o atual estado de saúde da princesa de Gales


Turista silencia caixa de som em praia no Brasil utilizando aparelho proibido


Influenciadora é mordida por macaco na Tailândia e gasta R$ 7 mil em remédios