A polêmica fala do neto de Elizabeth II rendeu críticas: ‘Mentalidade neocolonial’
Penélope Coelho Publicado em 25/11/2021, às 11h19 - Atualizado em 26/11/2021, às 00h33
Recentemente, o príncipe William — segundo na linha de sucessão ao trono britânico — teve o nome envolvido em uma polêmica, após sai participação no prêmio Tusk Conservation Awards, evento realizado em Londres, que homenageia líderes africanos.
Na ocasião, o duque de Cambridge foi criticado nas redes sociais, após afirmar que o crescimento populacional na África estaria colocando em risco a vida selvagem no continente. As informações foram publicadas nesta quinta-feira, 25, pelo jornal Folha de S. Paulo.
"A crescente pressão sobre a vida selvagem na África como resultado da população humana é um enorme desafio para os que defendem o meio ambiente", afirmou.
O posicionamento de William não foi bem visto, muitos mencionam o fato do príncipe ter ignorado que grande parte das mudanças climáticas acontecem nas mãos de nações mais desenvolvidas, como consequência do desmatamento.
Além disso, a jornalista britânica Nadine Batchelor-Hunt afirmou que a fala de William foi ‘colonialista’, lembrando o fato de que a Grã-Bretanha teve colônias ao redor da África.
"O príncipe William precisa cuidar de seus próprios negócios e levar sua mentalidade neocolonial para outro lugar", escreveu Nadine.
Asia population density: 100 per square kilometre
— Nadine Batchelor-Hunt (@nadinebh_) November 24, 2021
Europe population density: 72.9 per square kilometre
Africa population density: 36.4 per square kilometre
Prince William, with two kids and another on the way: it is clear Africa are having too many children here https://t.co/zuaNq8zGFe
De acordo com a reportagem, essa não é a primeira vez que o duque de Cambrigde se envolve em uma polêmica desse tipo. Em 2017, ele afirmou que a rápida expansão da população mundial estaria arruinando o meio ambiente.
Na época, sua esposa Kate Middleton estava grávida, o que intensificou ainda mais as críticas.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro