Príncipe Harry - Getty Images
Príncipe Harry - Getty Images
Família Real

Príncipe Harry acusa presidente de sua ONG de 'mentiras descaradas'

Fundador da Sentebale pede investigação após acusações de "assédio e intimidação" e abertura de inquérito sobre a governança da instituição

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/04/2025, às 15h30

O príncipe Harry, fundador da instituição de caridade Sentebale, fez um ataque velado à presidente da organização, Sophie Chandauka, acusando-a de contar "mentiras descaradas". A declaração surge em meio a um inquérito aberto pela Comissão de Caridade sobre alegações de má governança na Sentebale.

Em comunicado, Harry expressou esperança de que uma "investigação robusta" revele a verdade sobre os acontecimentos recentes na Sentebale. Ele classificou os eventos como "de partir o coração, especialmente quando mentiras tão descaradas ferem aqueles que investiram décadas neste objetivo comum".

A polêmica teve início após a renúncia do duque e do príncipe Seeiso do Lesoto, cofundador e colega patrono da Sentebale, juntamente com cinco curadores. Chandauka, que iniciou uma ação legal para evitar sua demissão, acusou Harry de "assédio e intimidação em grande escala" por divulgar a notícia de sua renúncia sem consultá-la.

Investigação

A Comissão de Caridade, órgão regulador do setor de caridade no Reino Unido, anunciou que abriu um "caso de conformidade" para investigar as alegações de má governança na Sentebale. A comissão afirmou que está em contato direto com as partes envolvidas para reunir evidências e avaliar a conformidade da instituição com seus deveres legais.

Chandauka, uma advogada corporativa com experiência em empresas como Meta e Morgan Stanley, afirmou que levantou pela primeira vez "questões de governança, administração e gestão" na Sentebale em fevereiro. Ela também informou que iniciou uma revisão interna da governança da instituição.

Segundo o 'The Guardian', a Sentebale foi fundada em 2006 pelo príncipe Harry e pelo príncipe Seeiso em memória de suas mães, Diana, Princesa de Gales, e Rainha Mamohato do Lesoto. A instituição de caridade tem como objetivo apoiar crianças e jovens vulneráveis no sul da África.

notícias mentiras denúncia família real instituição acusações assédio Inquérito príncipe Harry intimidação ONG Sentebale Sophie Chandauka

Leia também

Os Simpsons resgata bisavô de Homer, que estava 'sumido' há oito anos


Pássaro declarado extinto se reproduz na natureza pela primeira vez em 40 anos


Tesouro arqueológico de 6 mil anos é descoberto em campo de golfe na Escócia


Descoberta na Turquia revela civilização desconhecida mais antiga do mundo


Mansão 'mais mal-assombrada' de Massachusetts esta à venda por US$ 1,2 milhão


Arqueólogos descobrem pingente de pênis em antigo forte romano na Inglaterra