Ed Dwight chegou a ser defendido pelo então presidente John F. Kennedy em 1963, mas só voou ao espaço neste último final de semana
Fabio Previdelli Publicado em 20/05/2024, às 11h00
60 anos após ter sido 'rejeitado' pela NASA, Ed Dwight, o primeiro candidato negro a astronauta da América, finalmente voou para o espaço no último domingo, 19, a bordo da capsula Blue Origin, da empresa de foguetes de Jeff Bezos.
Conforme recorda o NY Post, Dwight atuava como piloto da Força Aérea na década de 1960, quando o então presidente John F. Kennedy o defendeu como candidato para o primeiro grupo de astronautas da NASA. No entanto, ele não foi escolhido para a turma de 1963.
Agora com 90 anos, Ed Dwight passou alguns minutos sem gravidade ao lado de outros cinco passageiros da cápsula Blue Origin — num voo que durou aproximadamente dez minutos. "Uma experiência de mudança de vida", disse, segundo o Post.
Achei que realmente não precisava disso na minha vida", disse logo após sair da cápsula. "Mas, agora, eu preciso disso na minha vida…. Estou em êxtase".
Embora breve, o voo o tornou o novo recordista de pessoa mais velha a viajar para o espaço; quebrando por dois meses a marca que pertencia a William Shatner, ator de Star Trek, que realizou uma viagem parecida em 2021.
Ed Dwight esteve entre os astronautas em potencial que a Força Aérea dos Estados Unidos recomendou à NASA, no entanto, ele acabou não sendo escolhido para a turma de 1963, que incluiu eventuais astronautas das missões Gemini e Apollo, incluindo Buzz Aldrin e Michael Collins.
+ Armstrong, Aldrin e Collins: Veja o que aconteceu com tripulação da Apollo 11
A NASA não trabalhou com astronautas negros até 1978, quando a agência espacial contratou Guion Bluford. Ele se tornou o primeiro afro-americano no espaço ao fazer parte da equipe da STS-8 Challenger, lançada em agosto de 1983.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro