Pinturas rupestres descobertas no Parque Nacional do Itatiaia - Divulgação/PNI
Arqueologia

Primeiras pinturas rupestres do RJ são descobertas no Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, divulgou imagens inéditas das primeiras pinturas rupestres já encontradas no estado; confira!

Redação Publicado em 02/04/2025, às 12h30

O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, divulgou imagens inéditas das primeiras pinturas rupestres encontradas no estado. Os registros foram localizados no Sítio Agulhas Negras, a 2.350 metros de altitude, em Resende (RJ), no final de 2023, mas só agora vieram a público.

Conforme um comunicado divulgado pelo Instagram do parque, as pinturas foram descobertas pelo colaborador da concessionária Parquetur, Andres Conquista. "Estava fotografando os lírios e escalando uma pedra durante meu horário de almoço. Ao subir em outra rocha e descer pelo lado oposto, vi as pinturas na superfície", contou.

Elas apresentam formas geométricas e representações de animais, combinando tons de vermelho e amarelo alaranjado. 

Os traços dessas pinturas guardam semelhança com a Tradição São Francisco, cujos registros estão concentrados no médio e baixo curso do Rio São Francisco, entre Minas Gerais e Bahia. Caso essa relação se confirme, as pinturas de Itatiaia representarão a manifestação mais ao sul dessa tradição no Brasil", explicou o arqueólogo, Carlos Gabriel, em nota. 

 

Sob análise

O local está isolado e sob monitoramento para preservar os achados, enquanto especialistas analisam sua origem e idade. 

Neste primeiro momento não será permitido a visitação ao sítio arqueológico. Vamos esperar o avanço dos estudos para podermos avaliar em conjunto com os pesquisadores a melhor estratégia para a visitação no futuro", afirmou Felipe Mendonça, gestor do PNI.

Em abril de 2024, equipes do Iphan, UERJ e Museu Nacional/UFRJ realizaram as primeiras inspeções. A pesquisa, autorizada pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO), busca identificar e preservar os sítios arqueológicos do parque.

Brasil Rio de Janeiro descoberta notícias arqueologia Sítio Arqueológico RJ pinturas rupestres PNI Parque Nacional do Itatiaia

Leia também

Dezenas de esqueletos são encontrados durante obras públicas em Bruxelas


Arqueólogos encontram antiga cidade egípcia e jarro com nome de filha de Nefertiti


Galáxia morta mais antiga e distante é encontrada pelo James Webb


Retirada da estátua de líder indígena em praça de Niterói chama a atenção de moradores


'Portão dos Deuses' em montanha peruana pode revelar antiga civilização


Pirâmide submersa intriga cientistas e pode reescrever a história da civilização