O presidente venezuelano Nicolás Maduro - Getty Images
Nicolás Maduro

Presidente venezuelano anuncia fechamento da embaixada da Venezuela no Equador

Nicolás Maduro anunciou, nesta terça-feira, 16, o fechamento das sedes diplomáticas da Venezuela no Equador como forma de demonstrar apoio ao México

Giovanna Gomes Publicado em 16/04/2024, às 16h30

O presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou, nesta terça-feira, 16, o fechamento das sedes diplomáticas do país no Equador como forma de demonstrar apoio ao México.

O anúncio ocorreu durante a reunião virtual da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Essa decisão foi tomada em resposta à operação da polícia equatoriana que resultou na invasão da embaixada do México no início do mês, com o objetivo de prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que buscava refúgio no local.

Como resultado, os consulados venezuelanos em Quito, a capital do Equador, e em Guayaquil, a cidade mais populosa do país, serão afetados por essa medida.

Ordenei o fechamento da nossa Embaixada no Equador, o fechamento do consulado em Quito, o fechamento imediato do consulado em Guayaquil e o retorno imediato do pessoal diplomático à Venezuela”, disse Nicolás Maduro durante anúncio, de acordo com o UOL.

Fala de lula

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, na ocasião da reunião, que a invasão da embaixada foi uma atitude "simplesmente inaceitável".

Não afeta só o México, diz respeitos a todos nós", afirmou o chefe de Estado brasileiro.
Medida dessa natureza nunca havia ocorrido, nem nos piores momentos de desunião e desentendimento registrados na América Latina e no Caribe. Nem mesmo nos sombrios tempos das ditaduras militares em nosso continente”, finalizou Lula, em reunião da Celac.
México Venezuela embaixada Lula Equador Maduro

Leia também

Derretimento de geleiras revela floresta de 6 mil anos nos Estados Unidos


Cuba anuncia libertação de 533 presos após EUA aliviar sanções


Terra Indomável: Série mais assistida da Netflix é baseada em história real?


Arqueólogos acreditam ter descoberto importante local bíblico na Jordânia


Presidente da Coreia do Sul é preso após tentativa de golpe


A descoberta histórica feita na perna de uma estátua na Alemanha