Yoon Suk-yeol durante evento oficial - Getty Images
Presidente

Presidente da Coreia do Sul fala sobre provocações vindas da Coreia do Norte

O presidente sul-coreano comentou sobre a invasão de drones que o país passou na última segunda-feira, 26

Redação Publicado em 28/12/2022, às 13h47

Nesta quarta-feira, 28, Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, falou que as provocações proporcionadas pela Coreia do Norte devem ser enfrentadas sem hesitação e com retaliação, mesmo com suas armas nucleares. O anúncio veio de seu gabinete, após o país sofrer uma invasão de drones norte-coreanos. 

A invasão, que aconteceu na última segunda-feira, 26, teve cinco drones vindos da Coreia do Norte sobrevoando o país sul-coreano, fazendo com que militares da Coreia do Sul, o país atingido, enviassem helicópteros de ataques e caças para tentar derrubar os drones. Esse foi o primeiro caso do tipo desde 2017, conforme apurou a CNN Brasil. 

Em reunião com assessores, conforme Kim Eun-hye, sua secretária de imprensa, o presidente da Coreia do Sul disse: “Precisamos punir e retaliar qualquer provocação da Coreia do Norte. Esse é o meio mais poderoso para impedir provocações” e ainda completou: “Não devemos temer ou hesitar porque a Coreia do Norte tem armas nucleares”. 

Coreia do Sul 

Na invasão da última segunda-feira, houve críticas no país da Coreia do Sul a respeito de suas defesas aéreas. O presidente sul-coreano repreendeu, em particular, os militares do país por não terem derrubado os drones enviados pela Coreia do Norte enquanto sobrevoavam o país. 

Ainda, Lee Jong-sup, ministro da Defesa da Coreia do Sul, disse que o presidente do país deu ordem para que drones fossem enviados para a Coreia do Norte em resposta a qualquer incursão. A fala aconteceu nesta quarta-feira no parlamento.

As relações tensas entre os dois países já ocorre de décadas, mas se intensificaram em maio deste ano, quando o governo conservador de Yoon assumiu o poder, fazendo uma promessa de ter uma linha mais dura com a Coreia do Norte.   

Coreia do sul Coreia do norte Drones armas nucleares

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro