Imagem da premiação - Reprodução/ TV Brasil
Prêmio Camões

Prêmio Camões: Lula faz discurso durante evento de entrega do prêmio para Chico Buarque

A entrega do Prêmio Camões aconteceu nesta segunda-feira, 24, em Portugal

Redação Publicado em 24/04/2023, às 14h52

Nesta segunda-feira, 24, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Camões em Portugal, o mais importante da literatura em língua portuguesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso, citou a ditadura e destacou que a entrega do prêmio para o cantor e escritor Chico Buarque, conforme repercutiu o portal de notícias UOL, representa uma vitória da democracia. 

Na ocasião, o presidente entregou a honraria que havia sido concedida ao cantor em 2019, e comentou que o evento de hoje "corrige um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira." Vale ressaltar que o título havia sido vetado pelo ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que não assinou o documento que chancelava a premiação. 

Assim, em sua fala, sem citar Bolsonaro, Lula disse que "o ataque à cultura em todas as suas formas", foi um pedaço do plano que a "extrema-direita" tentou estabelecer no país, porém ele disse que "a democracia venceu."

Ainda, o presidente disse:

É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. Digo isso, porque esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019, e não foi. Todos nós sabemos por quê. O ataque à cultura, em todas as suas formas, foi uma dimensão importante do projeto que a extrema-direita tentou implementar no Brasil. Se hoje estamos aqui é porque, finalmente, a democracia venceu no Brasil."

Prêmio Camões 

O Prêmio Camões de Literatura tem como finalidade homenagear autores que escrevem em português, que, de alguma forma, tenham "contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural" na língua. 

No evento, Chico Buarque, que foi premiado, disse:

Quatro anos de um governo funesto, duraram uma eternidade. Foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás.”
Chico Buarque Luiz Inácio Lula da Silva Jair Messias Bolsonaro Prêmio Camões

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro