A pequena Ariely ficou desaparecida por 15 minutos após escapar da creche - Divulgação/Arquivo pessoal
Creche

Prefeitura de Itanhaém terá de pagar indenização após bebê fugir de creche

No ano passado, uma bebê então com 1 ano e 6 meses escapou de uma creche de Itanhaém; agora a prefeitura deverá pagar uma indenização à mãe da criança

Giovanna Gomes Publicado em 12/12/2023, às 13h32

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que a Prefeitura de Itanhaém, no litoral do estado, pague uma indenização de R$ 20 mil à mãe de uma criança de 1 ano e 6 meses que escapou de uma creche e caminhou sozinha por 100 metros antes de ser encontrada, no bairro Jardim Corumbá. A decisão foi tomada em 1ª instância e está sujeita a recurso.

A comerciante Alessandra Pestana Carreira da Silva, de 48 anos, emocionada ao relembrar o episódio em entrevista ao G1, relatou que sua vida mudou desde 28 de julho de 2022, quando a coordenação da creche Felipe Lobo informou que sua filha Ariely havia desaparecido.

Na ocasião, durante a contagem das crianças após o lanche, uma professora notou a ausência de Ariely. Felizmente, a criança foi levada de volta por uma moradora aproximadamente 15 minutos depois.

Pedido de indenização

Após saber o que tinha acontecido, a mãe da criança teve um ataque de choro, aumento de pressão e foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mais tarde, na companhia de advogadas, buscou na Justiça uma indenização de R$ 190 mil por danos morais, a qual foi parcialmente acatada pelo juiz. O caso tramitou na 1ª Vara da Comarca de Itanhaém.

Na sentença, proferida em 29 de novembro, o juiz de Direito Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho reconheceu os impactos emocionais causados à mãe da criança.

Como resultado do incidente, a creche foi fechada para reformas e a filha de Alessandra, atualmente com quase 3 anos, começou a frequentar uma escola particular.

Na época do incidente, a menina estava em fase de adaptação na creche, que apresentava vários problemas estruturais, incluindo portões com trincos quebrados e sem fechaduras. Os reparos, solicitados pelos pais, foram realizados somente após a fuga.

notícias criança indenização mãe bebê prefeitura Creche Itanhaém

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro