Hissam Hussein Dehaini, o prefeito de Araucária - Divulgação / Redes sociais
Prefeito de Araucária

Prefeito que se casou com adolescente é alvo de operação do Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) realizou uma operação na casa do político nesta quinta-feira, 1

Giovanna Gomes Publicado em 01/06/2023, às 08h55

Na manhã desta quinta-feira, 1, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), realizou uma operação na residência do prefeito Hissam Hussein Dehaini, localizada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A sede da prefeitura também foi alvo dessa operação, conforme informações obtidas pelo portal G1.

Segundo o portal de notícias G1, até o momento, nem o Gaeco nem a prefeitura divulgaram o teor da investigação em andamento. Em abril deste ano, o prefeito, de 65 anos, esteve envolvido em uma polêmica ao se casar com uma adolescente de 16 anos, idade mínima para casamento no país.

Após o casamento, vieram à tona nomeações de parentes de Hissam na prefeitura, incluindo sua sogra, Marilene Rôde, como secretária municipal de Cultura e Turismo. Diante da repercussão do caso, ele acabou exonerando a sogra do cargo.

No dia 25 de abril, o Ministério Público do Paraná informou que estava investigando a situação para apurar possível nepotismo, considerado ato de improbidade administrativa de acordo com a legislação federal. Não há confirmação de que a operação realizada hoje esteja relacionada a essas nomeações.

Legalidade do casamento

Na época em que ocorreu a cerimônia, as autoridades apuraram que o prefeito tinha pelo menos seis parentes nomeados na administração municipal, incluindo suas filhas e nora.

Mais tarde, em 27 de abril, a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou uma investigação para avaliar a legalidade do casamento do prefeito, que foi celebrado pela vice-prefeita do município, Hilda Lukalski (PSD).

Conforme informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a vice-prefeita formalizou o afastamento de suas atividades cartorárias no período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024.

notícias Casamento operação casa prefeito adolescente Araucária Gaeco

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro