Praia em questão foi atingida pela erupção do vulcão Vesúvio ocorrida em 79 d.C..
Giovanna Gomes Publicado em 25/06/2024, às 13h13
Uma praia de Herculano que permaneceu isolada por quase dois mil anos foi recentemente reaberta ao público na Itália, após anos de escavações arqueológicas e restaurações. É importante destacar que Herculano foi uma das cidades destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C..
A praia foi soterrada pelos detritos vulcânicos, mas um projeto de restauração conseguiu combinar o sítio arqueológico com o potencial turístico do balneário italiano. A inauguração ocorreu em 19 de junho, depois que a ação coordenada pelo Parque Arqueológico de Pompéia restaurou o acesso à antiga praia.
Segundo informações do portal Terra, uma segunda etapa do projeto prevê a recuperação da faixa de areia milenar, reconectando as áreas de Herculano como eram antes da erupção.
De acordo com a fonte, os trabalhos arqueológicos em Herculano foram iniciados durante a década de 1980, quando o mar baixou e revelou a frente do vilarejo parcialmente soterrado. Contudo, a ação acabaria sendo abandonada pouco depois.
A corrosão natural provocada pelo mar e pelas mudanças climáticas, porém, levou os arqueólogos a retomarem as atividades de restauração na região. Hoje, os visitantes podem explorar os arcos onde pessoas tentaram se refugiar da erupção há quase 2 mil anos, mas foram impedidas pelo mar.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro