Descubra o motivo por trás da ausência do presidente atual da Rússia na cerimônia de despedida do último líder da União Soviética
Redação Publicado em 01/09/2022, às 12h51
Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, morreu na última terça-feira, 30, aos 91 anos de idade, após sofrer com "uma doença grave e longa" — que não foi divulgada pelo Kremlin.
Já nesta quinta-feira, 1, um porta-voz do governo russo afirmou que Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, não irá comparecer ao funeral do antigo governante. “Infelizmente, o horário de trabalho do presidente não permite”, justificou Dmitry Peskov, conforme repercutido pelo The Guardian.
Em vez de participar da cerimônia de despedida, o chefe de Estado fez uma visita ao caixão de Gorbachev. Durante o episódio, que foi transmitido pela televisão estatal, Putin depositou um buquê de flores vermelhas no local e depois se curvou na direção do corpo do líder soviético diversas vezes enquanto fazia o sinal da cruz.
Ainda segundo o The Guardian, a relação política entre Putin e Gorbachev, que foi responsável por abrir a Rússia para o Ocidente, colocando um término na Guerra Fria, era por vezes tensa.
No passado, por exemplo, o atual presidente do país descreveu o fim da URSS como “a maior catástrofe geopolítica do século”. Esse contexto coloca em cheque a justificativa dada para a ausência do chefe de Estado no sepultamento.
[Gorbachev] guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais", afirmou o presidente durante suas condolências pelo óbito, de acordo com o g1.
Outro detalhe curioso é que Mikhail Gorbachev terá um enterro com "elementos de um funeral de Estado, como uma guarda de honra", segundo anunciado por Peskov. Porém, o representante do Kremlin alegou não saber dizer se o evento contaria realmente como um funeral oficial de Estado.
O último líder da Rússia a não ser honrado com uma cerimônia desse tipo foi Nikita Khrushchov, um governante também do período da União Soviética, que faleceu em 1971.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro