Mark Longo e seu esquilo, Peanut - Reprodução/Instagram (@peanut_the_squirrel12)
Estados Unidos

Por que esquilo separado de influencer foi sacrificado nos EUA?

Após ser apreendido pelo Departamento de Conservação Ambiental (DEC) de Nova York, o esquilo Peanut foi sacrificado; entenda o motivo!

Luiza Lopes Publicado em 04/11/2024, às 09h59 - Atualizado em 05/11/2024, às 07h08

Peanut, um esquilo com mais de 572 mil seguidores nas redes sociais, foi sacrificado na última sexta-feira, 1º de novembro, após ser apreendido pelo Departamento de Conservação Ambiental (DEC) de Nova York, nos Estados Unidos

O caso ocorreu depois que vizinhos denunciaram seu tutor, Mark Longo, por manter animais selvagens ilegalmente em casa, o que representaria riscos à saúde pública.

Durante a operação, realizada na residência de Longo, em Pine City, agentes do DEC apreenderam Peanut e um guaxinim chamado Fred. Segundo relatos, um dos agentes foi mordido pelo esquilo, o que, de acordo com a CBS New York, justificou a eutanásia dos dois animais para "testes sanitários".

A morte de Peanut gerou forte reação nas redes sociais. Indignados, os seguidores do esquilo iniciaram uma campanha online, e até o momento, cerca de 55 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado no Change.org pedindo "justiça para Peanut".

Em suas redes sociais, Longo também manifestou sua revolta, criticando a abordagem das autoridades e descrevendo o episódio como uma "violação desnecessária" da tranquilidade familiar. "Peanut era mais do que um animal de estimação; ele era parte da nossa família. Eu nunca pensei que perderia ele desta forma", disse. 

O esquilo Peanut / Crédito: Reprodução/Instagram (@peanut_the_squirrel12)

 

O que diz a lei?

Nos Estados Unidos, a posse de animais silvestres como pets é estritamente regulamentada e frequentemente proibida. As normas variam entre os estados, e em Nova York, manter animais selvagens (como esquilos) sem uma licença especial é ilegal, segundo a NBC News.

Em nota, o DEC reforçou que possuir animais selvagens sem a devida autorização é proibido para proteger tanto a saúde pública quanto o bem-estar dos próprios animais.

Para quem deseja cuidar de animais silvestres, é obrigatório obter uma licença de reabilitação da vida selvagem, que exige treinamento e experiência prática em centros especializados. Sem essa licença, a manutenção de animais selvagens em casa é vetada.

Essa regulamentação cobre várias espécies, incluindo esquilos e guaxinins, que podem representar riscos à saúde pública ou serem inadequados para o convívio em áreas urbanas.

Estados Unidos DEC Nova York Esquilo sacrificado Peanut Mark Longo Departamento de Conservação Ambiental

Leia também

Irmãos Menendez: Filha de Bush diz que caso de Lyle e Erik mexeu com sua saúde mental


Globo perde contra ação de herdeiros de Guimarães Rosa na Justiça por série


Experimento inédito na China mantém Gato de Schrödinger 'vivo' por 23 minutos


Forrest Gump: Atriz rechaça críticas de que filme seja machista: 'Não é sobre isso'


Filhote de elefante de espécie em grave risco de extinção nasce na Indonésia


Morte de esquilo 'influencer' é usada pela campanha de Trump; entenda